sábado, 11 de junho de 2016

O Tempo dos Profes


O Tempo dos Profes

Quando eu era estudante, os professores preparavam e leccionavam as suas aulas, elaboravam os seus testes e corrigiam-nos, faziam reuniões gerais, de grupo, de avaliação e elaboravam as respectivas actas, faziam vigilâncias a exames, corrigiam-nos, e eram pagos por isso, exerciam cargos de direcção de turma, de delegados de disciplina, alguns poucos exerciam funções na direcção da escola que era eleita mesmo democraticamente, ou seja, sem qualquer interferência partidária... e ponto final.
Quando deixei de ser estudante e passei a assumir a condição de professora, em meados dos anos oitenta, no final do meu primeiro ano de actividade docente fui surpreendida com uma ordem que, à época, considerei bizarra - tinha de tratar das matrículas dos alunos de uma qualquer turma.
Refilona, ainda esbocei um protesto - Mas a que propósito é que são os professores a tratar de um assunto meramente administrativo se nas escolas existe pessoal administrativo que recebeu formação adequada para as funções?
Tenho a dizer-vos que o refilanço não serviu de coisa nenhuma e lá matriculei os jovens, eu e todos os outros professores destacados para o efeito, à módica quantia de dois por turma.
Este episódio que agora partilho foi só o começo de uma longa jornada que ainda hoje continua, em que a burrocracia se agigantou e em que as funções de um professor passaram a ser tudo e mais alguma coisa numa acumulação de funções que chega a raiar a obscenidade.
O tempo dos profes foi sendo sequestrado a mando de diferentes governos, a mando de diferentes ministros da educação que foram passando pelas instalações da 5 de Outubro até se tornar aquilo que é hoje, um tempo que às vezes mais parece de doidos. Este sequestro do tempo do professores foi nitidamente agravado com a passagem daquela ministra que eu continuo a não nomear neste blogue e tal como existe um tempo antes de Cristo e um tempo depois de Cristo também existe um tempo antes dela e depois dela... mas pelas piores razões.
Todos os bloggers portugueses que escrevem sobre Educação já reflectiram sobre esta temática e trataram este tema inúmeras vezes nestes últimos anos. Um dia destes o CNE constatou uma evidência que nos atormenta todos e que nos atormenta todos os dias das nossas vidas de profes - falta-nos tempo para o essencial - os alunos.
Quem nos acode?

O tempo dos professores deve ser ocupado no processo de ensino e não em burocracias

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.