domingo, 27 de maio de 2018

A ILC Omnipresente

Coabitação Entre Rancho Folclórico e ILC - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães 

A ILC Omnipresente

Assina a ILC - https://participacao.parlamento.pt/initiatives/76

Comigo a ILC vai sempre atrás. E é assim que, em reuniões preparatórias para a Festa Amarantina, ou na esplanada do Café-Bar, em S. Gonçalo, consigo fazer o chamado três em um: divirto-me convivendo com quem gosto, escuto música erudita ou popular e explico o que está por detrás da feitura da ILC e o que levou oito professores, todos zecos, eu incluída, a meterem-se nesta empreitada como se não tivessem mais nada para fazer. Todos somos professores ocupadíssimos, é certo, alguns com presença diária na blogosfera, todos com muitíssimos afazeres, típicos desta altura do ano. Mas o que não somos, nunca fomos e nunca seremos é desistentes. E, por isso, vamos à luta!
Não prometemos nada. Mas, se nada conseguirmos, não ficaremos pior do que estamos neste momento com o ME a só nos querer restituir, do que é nosso por direito porque foi tempo de trabalho cumprido, pouco mais de dois anos de um total de 9 anos, 4 meses e 2 dias e com os sindicatos, unidos em plataforma sindical, irredutíveis, e bem!, na exigência da contagem integral do tempo de serviço. Exigimos o mesmo. Mas como a via negocial, ao fim de dois anos de reuniões, se salda por uma mão vazia e outra cheia de coisa nenhuma, é nossa obrigação tentar uma outra via, a via onde tudo se pode decidir e que detém, por excelência, o poder legislativo deste país.
De relembrar que PS, B e PCP já votaram favoravelmente uma recomendação ao governo no final de 2017 que diz, em última análise, tal como o nosso projecto de decreto-lei - Conte-se integralmente o tempo de serviço dos professores.
Atenção que não estamos a exigir retroactivos dos quase 10 anos em que permanecemos congelados. Já dissemos adeus aos patrocínios forçados, muitos forçados, diga-se de passagem!, para que espíritos santos, sócrates, bavas, mexias, limas, PPPs múltiplas e variadas, duplicações de subsídios de deslocações ou lá o que é do forró em que está transformada a Casa da Democracia Portuguesa... e fico-me por aqui porque o post ficaria demasiado extenso!... para que toda esta gente andasse radiante por um pouco mais de tempo. Só que, agora, dizemos BASTA. Não admitiremos sermos roubados até morrermos. Não admitiremos que um governo dito de esquerda se prepare para nos roubar todos os dias das nossas vidas, num prejuízo intolerável para cada professor e respectiva família.Ou seja, num óbvio prejuízo para o país!

Nota - A partir de um razoável telemóvel é possível assinar a ILC em três tempos! Façam-no! Se concordarem com a justeza da causa.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.