sábado, 28 de setembro de 2019

Aulas - PPT - Plágio - Partilha


Aulas - PPT - Plágio - Partilha

Quem acompanha este blogue desde sempre (Fevereiro de 2007) sabe que eu fui/sou Miss PowerPoint mesmo antes de ser Menina das Páginas Web.
Entretanto, os anos foram passando e voltando a passar, as minhas primeiras aulas em PowerPoint, para o 7.º ano de escolaridade, datadas do final do ano lectivo de 2004/2005, foram sendo revistas porque eu sou irrequieta como o raio que me parta e o mesmo fiz com as aulas direccionadas para os anos seguintes, do 3.º Ciclo da escolaridade básica, que é o território onde me movo bem de há muitos anos a esta parte.
Hoje, confesso, mantenho orgulhosamente os dois títulos, tendo até por eles um enormesco carinho porque me saíram do lombo em horas incontáveis de trabalho isolado, num tempo em que as editoras tinham zero e não havia praticamente nada de História, em PowerPoint, disponível na Net.
Hoje mantenho estes dois títulos, sem qualquer problema, para além de todos os outros que, garanto-vos, são inúmeros, alguns deles até bem engraçados.
Posto isto, passemos à frente para dizer que o meu trabalho esteve sempre disponível para quem o quis aproveitar, partilhado que foi, desde 2008, numa página web. Mas as aulas estavam codificadas no sentido em que ninguém as podia alterar - as aulas podiam ser utilizadas sem qualquer problema mas, se alguém quisesse ir ao último diapositivo apagar a minha autoria para colocar a sua, não podia.
Bem, não podia não é bem assim porque há gente de uma falta de ética e desonestidade a toda a prova e os meus leitores, que seguem mais atentamente os meus escritos, por certo recordarão o meu choque perante a apropriação, indevida e nojenta, do meu trabalho, feita por inúmeros professores que, por mero acaso, encontrei na net - (re)ver aqui.
E depois também há aqueles que os usam e que, durante as aulas, fazem de conta que tiveram uma trabalheira danada a construí-los, dando a entender que resultam de trabalho próprio... e depois eu tenho os alunos, escandalizados, a fazerem-me queixa do sucedido... porque eu sou a professora que estou à distância de um clique, porque eu sou a professora cujo trabalho segue sempre o mesmo figurino, imediatamente reconhecível, portanto.
Posto isto, estou a caminhar a passos largos para os 60 anos e jamais serei avaliada com um Excelente... eheheh... muito embora saiba, porque os próprios se encarregaram de mo dizer, escandalizados com as minhas avaliações, que há professores de História portugueses avaliados com Excelente e que usaram os materiais por mim construídos para as suas aulas observadas... o que, confesso, me deixou feliz e satisfeita porque, afinal, o meu trabalho até foi útil para alguém que o soube respeitar.
Este ano lectivo voltei aos 7.ºs anos com quatro turmas e estou, mais uma vez, a rever todo o meu trabalho, a acrescentar as aprendizagens essenciais definidas pelo ME, a ajustar uma ou outra informação, a substituir uma ou outra imagem... e a descodificar por completo as minhas aulas em PowerPoint que se encontram aqui, como sempre, partilhadas. Até ao Neolítico, inclusive, está tudo pronto... até à próxima revisão, claro!... sendo certo que o trabalho não terminará tão cedo.

Nota 1 - Se eu podia manter todo este trabalho fechadinho a sete chaves desde que o iniciei? Poder podia... mas não seria certamente a mesma coisa e a sua dona não seria, por certo, eu.

Nota 2 - Os alunos, é claro, serão sempre quem nunca se esquecerá de nós... pelos bons ou pelos maus exemplos que lhes deixarmos de herança.

8 comentários:

Ana Almeida disse...

Agradeço de coração a sua partilha. No mestrado segui a estrutura de um dos seus powerpoints para estruturar o meu e planificar uma aula. Lembro-me de ter pensado que gostaria de agradecer à sua autora... Bem haja pela sua partilha e dedicação! Por aqui também na aventura dos 7°...😉

Anabela Magalhães disse...

Não tens de agradecer. Acredito que todos nós beneficiaríamos se partilhássemos mais. A partilha faz parte do meu ADN.
Beijo enorme, grata do coração eu também por me deixares aqui o teu carinho e votos de excelente trabalho! E se precisares de alguma coisa, avisa!

Anónimo disse...

Obrigada por partilhar connosco o seu trabalho. É muito bom podermos encontrar o trabalho de outros colegas quando procuramos inspiração... Continuação do bom trabalho.

Anabela Magalhães disse...

Assim penso! Todos juntos podemos mais.
Grata pelo carinho e votos de excelente trabalho!

Ponzi disse...

Obrigado pela partilha!
Excelente trabalho.

Anabela Magalhães disse...

De nada! E obrigada pela pegadinha carinhosa!
Votos de excelente ano!

jn disse...

Manifesto o meu obrigado, tantas vezes usei material feito pela colega, mantendo os créditos, outras tantas vezes os seus ppt serviram-me de inspiração para fazer os meus... de tal forma que hoje tenho um conjunto de powerpoints para todo o 3ciclo. Mas ao contrário da Anabela nunca partilhei em grande escala, mas reconheço o valor de quem o faz, colegas me desafiam a partilhar mas acho que não são bons o suficiente e como a colega diz em cada novo ano letivo lá revemos e alteramos um pouco. Por tudo isso, pelo espírito e ousadia da partilha um bem haja

Anabela Magalhães disse...

Viva! Foi exactamente esse o espírito que presidiu à partilha das minhas aulas em PowerPoint... bem, depois de os tornar acessíveis aos meus alunos que se fartavam de pedir acesso às minhas aulas...
De facto, ao publicá-los, posso muito bem ter utilidade para alguém não só porque permito o seu uso mas também porque eles podem servir de inspiração para um trabalho próprio e pessoal. Publica-os. A primeira versão dos meus era tão mas tão diferente do que aquilo que eles são hoje!!! O caminho faz-se todos os dias, caminhando.
Obrigada pelo teu carinho!
Votos de excelente ano lectivo!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.