sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A Voz do Professor

 

A Voz do Professor

É um instrumento de trabalho poderosíssimo e inestimável para um/a professor/a.

Vejamos o meu caso que, desde pequenina, lidei com problemas a que chamo as minhas ites: as minhas "queridas" amigdalites foram-se sucedendo até meados da minha adolescência, altura em que lá se foram as amígdalas para o galheiro numa intervenção cirúrgica de má memória que me ficou na memória; e eis que, estripadas as ditas cujas, chegaram os tempos das faringites sem fim a que, com a idade, acrescentei rinites muitas e, ainda pior, sinusites mais bravas do que touros enraivecidos. 
Durante as crises disto e daquilo, sempre outonais e invernais, eu, professora de profissão, fui acumulando afonias em tempos de aula à média de uma ou duas por ano e os meus alunos por certo se lembrarão de uma professora de sonho a falar quase sem emitir som... rssssss... até ao início deste ano em que o meu querido otorrino me abriu umas autoestradas pelo interior do nariz, deixando-me a respirar melhor do que nunca e a nunca mais ter crises de ites assim ou assado.
Mas nunca nunquinha, em todos estes anos de consultas regulares em otorrinos, saí de uma consulta com medicação específica para o relaxamento das cordas vocais, extremamente tensas, comunicou-me ele e a fazer durante quinze dias a ver se resolvo a coisa.
Não está/é fácil trabalhar de máscara. A dicção tem de ser especialmente cuidada e a projecção da voz tem de ser eficaz. E o esforço é contínuo. 
O webinar que hoje partilho é pertinente no actual contexto, de pandemia e de uso generalizado de máscara, e chegou-me via Escola Virtual, que eu não uso. Intitula-se "A voz do professor: como sobreviver à pandemia" e será transmitido em ditecto via Youtube e no Facebook da Escola Virtual. 

Sobreviverão, sem grandes mazelas, as nossas vozes?
Veremos como.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.