sábado, 24 de outubro de 2020

COVID-19 - Ponto da Situação - Amarante - Parem de nos Infantilizar!


COVID-19 - Ponto da Situação - Amarante - Parem de nos Infantilizar!

É triste que as autoridades deste país tratem desadequadamente toda uma população, infantilizando-a, guardando para si uma informação que, do meu ponto de vista, devia ser pública. 

Os dados locais para esta pandemia estavam no segredo dos deuses, em muito ainda estão, mas pelo menos hoje acedemos à informação do Expresso que andou a fazer contas aos piores concelhos portugueses em termos de pandemia.

Confesso que não me espanta ver aqui Amarante em destaque nesta lista pois há muito se falava à boca cheia que o índice de transmissibilidade pela região seria muito elevado. Mas uma coisa é falar-se, é o diz que disse e o diz que foi, outra coisa é termos acesso a dados fiáveis que deviam ser fornecidos pelas autoridades até para cada um de nós, habitantes destas terras, adequarmos comportamentos e procedimentos.

Parem de nos infantilizar!

Exigimos ter acesso à melhor informação oficial!

Nota - O que se passa em Amarante não é muito distinto do resto do país. O silêncio oficial, face a esta escalada de contágios, é ensurdecedor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Irrita-me, profundamente, a posição que este município tem tido relativamente à COVID 19. Quando foram acusados de não celebrar contratos com as entidades, vieram todos aflitos desmentir a situação, que era uma calúnia. Do COVID nada se sabe, há municípios que atualizam as listas por freguesias... não vejo qualquer mal, onde se perderia a confidencialidade?
Depois temos um Hospital Novo, Um Hospital Velho, um centro de diálise, ninguém fala deles, é como se nestas situações o executivo tivesse migrado...
Não podem estar só com a população nos momentos bons, mas sim e, sobretudo nos maus: muitos idosos não sabem quando devem ir levar a vacina. Há JF que abrem cemitérios, a de Lufrei fecha. Parece que está tudo desorganizado. É para isso que queremos um município, que não tem um presidente que nunca fez um direto a falar da situação, a dirigir-se aos munícipes...
Se for para festas e festões investem milhares em propaganda barata, em questões de saúde calam-se, um surdez incómoda, mesmo... Este Presidente já mostrou o que tinha a dar. Não sei se haverá alguém mais capaz, mas este, sinceramente, é muito mau...

Anabela Magalhães disse...

Está tudo desorganizado e não é apenas a nível local. Lamentavelmente também não vejo nada a ser feito e a ser divulgado para suster a cheia que será explosiva não tarda nada.
Pelas escolas a atuação das autoridades de saúde pública tem sido lamentável - em caso de alguém testar positivo - aluno(a) - nada de mandar testar os restantes colegas de turma, nada de mandar seja quem for para isolamento, nada de mandar testar professores e os alunos estão encostadinhos uns aos outros em carteiras de dois, lanham juntos, almoçam juntos pelo menos alguns dias por semana já que o ministério da Educação não nos deu autorização para introduzir o ensino à distância nem mesmo de forma muito pontual.
Quanto ao executivo, com o que está a poupar em festas e festarolas de índole muito diversa e tudo propagandeado até à exaustão, talvez pudesse, atempadamente, ter pelo menos equipado as escolas com carteiras individuais que nos vinham ajudar e muito na contenção da propagação desta pandemia e isto é só para dar um pequeno exemplo para não falar em muitos outros já que a responsabilidade dos equipamentos está agora a cargo do município.
Bom, que não deixem pelo menos acabar o álcool-gel e os produtos de higienização dentro das escolas... rssssss
Quanto a este executivo ser muito mau, concordo. É mesmo péssimo. Mas há quem goste muito.

Anónimo disse...

Infelizmemte, a festa dá mais nas vistas que carteiras individuais.

Anónimo disse...

Quanto ao não investimento em festas, até deu jeito. Assim, não afundam o municipio em mais dívida. Que obras de fundo foram feitas ao longo destes dois mandatos?

Anabela Magalhães disse...

Claro, as carteiras interessam para quê?!
Mas a verdade é que interessam... e muito! Muito mais do que as ditas festarolas, provavelmente o sector em que este município se especializou.
Bom, quanto a obras, sinceramente, melhor seria que não mexessem muito em Amarante. Estuporaram-nos S. Pedro, estão a estuporar os Morleiros... enfim, intervenções de uma falta de delicadeza e respeito que me deixam, sinceramente, abismada.
Para não falar de projectos de Sizas e Soutos para Amarante... rsssss

Anónimo disse...

Aquele Solar de Santa Luzia tão lindo... transformou-se em algo horrível... obras que nunca mais acabam. Não há estacionamentos... mas será que os amarantinos não veem.

Anabela Magalhães disse...

Verdade. A ruina pode ser muito bela.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.