quinta-feira, 15 de março de 2007

Desafio Aceite

Desafio Aceite

Tive aulas com a minha turma do 8º F. Alguns alunos comentaram comigo que entraram e navegaram no meu blogue. E que gostaram. E que ainda não fizeram comentários porque tinham muitos testes. Não é o caso de História. Teste feito, corrigido e entregue. Teste feito com os meus alunos fresquinhos para darem o seu melhor. E sei que alguns dão. E eles sabem que eu sei.
Desafiaram-me. E eu adoro desafios.
Propuseram-me fazermos um blogue conjunto, em que cada um deles tenha a palavra passe e possa "postar" o que lhe vai na alma. Para podermos comunicar extra aula de História, onde estamos pressionados por um programa a cumprir, que não foi alterado, nem mesmo quando passámos de três tempos semanais de cinquenta minutos, do sétimo ao nono ano, para um tempo de noventa minutos semanais no sétimo ano, e cento e trinta e cinco minutos semanais no oitavo e no nono. O Ministério da Educação tem destas coisas!

Já agora um esclarecimento. Este blogue "Anabela Magalhães" não pretende ser um espaço da professora de História, Anabela Magalhães, que vos saiu na rifa no ano lectivo anterior. Posso roçar a História, como no post "Até à Eternidade" mas não mais que isso. Este espaço é de reflexão, intimista e de crescimento interior. A professora de História fica dentro da sala de aula, ou fora, mas no seu espaço lectivo e agora também não lectivo, na ESA. É evidente que o meu trabalho como professora continua em casa, no meu escritório. O melhor local para trabalhar. E quando saio e tiro fotografias e recolho informações a pensar nas minhas aulas.
Preparo cuidadosamente as minhas aulas. E quando digo cuidadosamente é cuidadosamente. E sei que os meus alunos reparam nisso. Tudo o que eu quero é não ser uma seca para os meus alunos. Eu também já fui aluna e apanhei secas monumentais dadas por alguns dos meus professores. E outras aulas eram... como dizer?... um prazer, um gozo, um tempo de alegria! E, consequentemente, de aprendizagem. Tenho a ambição de conseguir dar aulas assim. Tenho a ambição de fazer diferente. E continuo a mudar de estratégias à procura do clic que faz a diferença. A aula que vos dei, quase completamente afónica, correu tão bem, que no final o Pedro comentou "A professora tem que vir mais vezes afónica para a escola!" Fiquei apaziguada.
Este blogue é a pessoa que eu sou, as minhas múltiplas facetas, as minhas contradições, os meus medos, a minha coragem de errar.

E é por querer que o nosso relacionamento cresça extra sala de aula que resolvi aceitar o repto que me lançaram na última quarta-feira. E enquanto isso treinamos o nosso português... fundamental em História.
Vamos lá fazer a experiência de dar à luz um blogue. Em grupo. A começar na próxima semana.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.