quinta-feira, 26 de julho de 2007

Descanso



Descanso - Essaouira - Marrocos
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Descanso

Estas fotografias foram tiradas em Essaouira, numa das muitas incursões que já fizemos a esta cidadezinha que, em tempos que já lá vão, foi a nossa Mogador.
Essaouira é uma cidade de encantamento e não há outra sequer parecida em todo o Marrocos. Já aqui falei bastante sobre ela, já teve até direito a "post" neste blogue. Por agora quero apenas acrescentar que é uma cidade buliçosa, de gente muito muito diversa. Tanto nos deparámos com faces marcadas pela dura faina da pesca, como com rostos serenos cheios de sabedoria e serenidade como foi o caso deste senhor, de feições cheias de uma nobreza que só se explica através da tranquilidade que deste rosto emana.
Essaouira é uma cidade onde é "fácil" fotografar pessoas e rostos.
Devo dizer que não são das fotografias que o Artur mais gosta de fazer, não porque não goste propriamente de fazer este tipo de fotografia, mas porque se sente pouco à vontade fotografando rostos que não sabe se querem ser fotografados.
Este homem, fotografado contra as fabulosas muralhas de Essaouira, aqui ainda pintadas com pigmentos vermelhos/rosa, é uma inspiração para a minha velhice. Tomara que eu lá chegue assim tranquila e serena, fazendo estes momentos de pausa para observar calmamente o que me rodeia, continuando a absorver como uma esponja tudo o que me me interessa e conseguindo "eliminar" da minha vida tudo aquilo que considero lixo.
Oxalá.
E oxalá é o mesmo que إن شاء ال

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.