sábado, 21 de julho de 2007

Elisabete


Escorpionas - Feira Medieval - E.B. 2/3 de Amarante
Fotografia de Lucinda Leite

Elisabete

O meu relacionamento com a Elisabete começou no ano lectivo de 2001/2002 aquando da minha colocação na E.B. 2/3 de Amarante. Claro que já a conhecia daqui de Amarante, que isto é uma terra pequena, e também já tinha trabalhado com ela nesta mesma escola, mas o meu relacionamento/conhecimento com esta escorpiona interessante vem só, volto a frisar, de 2001.
Aprendi a observar e a admirar o seu trabalho, na direcção da E.B. 2/3, onde desempenhou os cargos de braço direito e esquerdo do Magalhães, chefe máximo desta escola. Todos estes anos a vi ocupando o seu posto, dando o litro por uma escola com um ambiente por vezes nada fácil... e eu sei do que estou a falar pois "vivi" lá três anos da minha vida. E devo confessar aqui, publicamente, que vivi lá três anos de pura felicidade profissional e que a Elisabete também contribuiu para isso. A E.B. 2/3 de Amarante foi a minha segunda casa e nunca me furtei ao trabalho que se estendia, por vezes, muito para além do serviço lectivo. O ambiente familiar que lá encontrei e que contrastava enormemente com o ambiente frio e até hostil que deixara para trás, na Escola Secundária de Amarante, deixaram-me surpreendida e senti-me aconchegada numa das escolas por onde passei como estudante e onde estava agora como docente. Essa tranquilidade e aconchego profissional encontrei-o na Elisabete (também no Magalhães, mas agora não vou falar dele) sempre disponível para quem chegasse, sempre disponível para encontrar a melhor solução para a "sua" escola.
Admiro-a muito pela sua capacidade de trabalho, pela sua generosidade, pela sua correcção, pelo seu respeito pelos outros e falo assim dela porque não só a conheço profissionalmente como também particularmente e porque sei do que falo.
Por tudo isto estarei sempre em dívida com ela, e agora que ela está de saída da direcção da E.B. 2/3, e nesta hora da "derrota", aqui lhe deixo a minha admiração e aqui lhe tiro o meu chapéu!

É agora, Elisabete, que vais ter tempo para construir blogues e páginas web e tudo aquilo que desejares... e vamos ter mais tempo para nos encontrarmos e para pormos a escrita em dia.
E eu estou sempre aqui para o que precisares.
Obrigada pelo teu exemplo e beijão muito grande duma escorpiona para outra! lol

2 comentários:

Helder Barros disse...

Grande exemplo! Não se deve apoiar os amigos só quando eles estão por cima (s.s.). É por isso que eu estou muito ligado ao futebol, é uma escola de virtudes; aprendi lá que ser equipa é ser na vitória, mas também na derrota! Nunca se perde quando damos o melhor de nós. E também aprendi que há derrotas que são vitórias e vice-versa! É paradoxal, mas pude comprovar isto que digo, quer no futebol, quer no resto da minha vida. Tu também nos estás a enisnar isso agora, numa terra tão dada à cobardia, aos vira-casacas, à traição, à ignomínia, enfim à falta de carácter!
Blue Scorpion, you are the great one! Qua Alá te ajude sempre!

Anabela Magalhães disse...

A Elisabete está muito para além do posto que ocupou nos últimos anos. É uma profissional e, acima de tudo, uma pessoa dez estrelas e eu tenho o privilégio de ser sua amiga.
Faltava-me dizer isto no meu blogue. Foi agora.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.