domingo, 26 de agosto de 2007

Algures depois da Corunha - Mondoñedo









Costa entre Betanzos e Foz - Galiza - Espanha
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães


Betanzos - Galiza - Espanha
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Algures depois da Corunha - Mondoñedo

Estou a postar duma cidadezinha medieval francesa chamada Sauveterre-de-Béarn, situada nos Pirenéus Atlânticos, e vou recuar para dia 19 de Agosto.

Depois de procurarmos em vão arranjar hotel na Corunha, na belíssima cidade de vidro onde eu não ia há uns bons dezoito anos, desistimos e aterrámos num hotel duas estrelas algures entre a Corunha e Betanzos. Cansados. Já eram 19 de Agosto.

Logo no início do dia fomos brindados por uma cidade de que nunca ouvi falar, de seu nome Betanzos, que se situa na ria do mesmo nome. Trata-se de uma cidade absolutamente a visitar com um casco histórico muito bem conservado e com interessantes igrejas góticas.

Continuamos para Norte e as praias são aqui agrestes, selvagens e praticamente desertas fazendo-me esquecer as praias do Norte de Portugal, apinhadas de gente, em Agosto.
A estrada, magnífica, bordeja a costa e os altos penhascos mergulham directamente no mar.
As praias, extraordinárias, sucedem-se, formando amplas baías com a montanha sempre presente, coberta de pinheiros, a acabar no mar.
As povoações, concentradas, são aqui bonitas e organizadas e tanto faz vê-las de perto como de longe. É assim que devem ser. Agradáveis de serem visitadas, agradáveis de serem vividas.
Uma nota final para a povoação de San Andrés deTeixido com um centro histórico bem arejado e limpo. E povoado. E por isso vivo e caloroso.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.