quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Sinos de S. Gonçalo


Sinos - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sinos de S. Gonçalo

Estes são os famosos sinos de S. Gonçalo que assinalavam cada hora do tempo da minha infância badalando em troca do esforço físico de alguém. Na actualidade é um pouco diferente substituídos que foram os homens por mecanismos colocados no exterior dos sinos que se encarregam de todo o trabalho, sem falhas, noite e dia sem parar, numa cadência imutável no tempo, assinalando cada quarto de hora e cada hora que passa, assinalando a morte de homens e mulheres cá do burgo, lá do alto da Torre Sineira, assinalando as trindades, a cada sexta-feira, pelas três da tarde, em que desatam a pseudo-badalar loucamente. E parece até que também já serviram para assinalar um importante troféu, ganho pelo FCP, num qualquer campeonato, porque clubite e igreja, a cada passo, unem esforços a rondar quase os divinos.
Estes são pois os famosos sinos de S. Gonçalo, que dançavam e badalavam mesmo, no tempo da minha infância, puxados por um ou dois homens que ali punham à prova o seu cabedal e que nós, miúdos, observávamos de longe, do Largo, apreciando o esforço, apreciando a sinfonia imutável. Agora permanecem imóveis, mas não silenciosos, lá no alto. Problemático? Não. Se tocam a sério ou a brincar, para nós, amarantinos, tanto faz. Importa mesmo é que se ouçam os sinos a badalar e a repicar, o som saído lá do alto da Torre, como sempre, desde sempre. Quanto à forma como tocam é apenas sinal de que também os sinos se adaptaram à inevitável passagem do tempo.
E registo que, quando nos ausentámos da terra, sentimos a sua falta, e sentimos saudades desta marcação do tempo cadenciada que nos remete para o Largo, que nos remete para o nosso umbigo.

2 comentários:

Margarida disse...

POis...
Podia-me adicionar no blog da turma ?
o mail e' margarida_lb@hotmail.com

Beijos

Margarida.

Anabela Magalhães disse...

Já lá estás, Margarida. Boas postagens. E não faças como os rapazes!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.