domingo, 4 de novembro de 2007

Dióspiros



Dióspiros - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Dióspiros

O sabor dos dióspiros foi completamente ignorado pela minha pessoa durante quase toda a minha já longa vida.
Presumo que algures na minha infância terei experimentado um dióspiro verde. E digo presumo porque não guardo lembranças da coisa... só sei que durante anos consecutivos olhei para eles com um olhar de repugnância impossível de disfarçar. Até sentia um amargor na boca só de olhar para eles. E sentia repugnância e espanto por ver a minha mãe, a cada ano que passava, comer deliciada este fruto que esteticamente sempre considerei bonito, mas sobre o qual não conseguia sequer conceber a ideia de o poder vir a experimentar.
E assim se foi passando o tempo.
Há cerca de dois anos resolvi vencer esta repugnância inexplicável face a um fruto que continuava a achar belíssimo, principalmente pela cor, laranja forte, com um pingo de sangue, e experimentei.
E dei comigo a pensar como foi possível ter perdido, ano após ano, este manjar dos deuses que me faz lembrar, pelo efeito que tem sobre mim, os Mille Feuilles da Patisserie du Sud de Ouarzazate?! Mas como foi possível ignorar completamente este sabor único e irrepetível e esta textura um pouco gelatinosa que se vai desfazendo lentamente na boca?!
Agora é ver-me a comer dióspiros atrás de dióspiros, geladinhos e bem regados com canela.
É a fruta que me tira completamente do sério porque é de ficar a lamber os beiços, deliciada.

É a fruta que me tira completamente do sério porque é de comer e chorar por mais.

6 comentários:

Luis Pereira disse...

E é, para mim, o único fruto que como e tenho vontade de dizer "estou satisfeito"!lol
Vou experimentar com canela...lolol
bjs

Anabela Magalhães disse...

Experimenta. Se gostas de canela garanto-te que não vais querer outra coisa! :)

joao disse...

olá
estas a ver Anabela
prometi...cumpri...
demorou uns mesitos mas ca estou
curioso fruto esse...(tens de provar diospiro-maçã...é delicioso)
mas com canela nao gosto...
pronto como já te disse, imaginaçao nao é o meu forte por isso cá me despeço
bjss
ps: tens de vir cá a minha casa e levas uma cestinha de diospiros cá da quinta e atençao sao biológicos.

Anabela Magalhães disse...

Quanto à tua entrada no blogue... aleluia, aleluia, aleluia!
Quanto à fruta já me falaram desse dióspiro-maçã mas eu confesso-te que nem conheço a cor, nem a forma, nem o cheiro, nem o sabor! Tenho mesmo de ir a tua casa!:)
Bjs

joao disse...

é um diospiro mas é duro...lol...como se estivesse verde...mas é mt "docinho"
lol
bjs

Anabela Magalhães disse...

Estou a ficar curiosa!!!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.