sábado, 24 de novembro de 2007

Perpectivas Aéreas






Perspectivas Aéreas - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Perspectivas Aéreas

Tinha planeado fotografar o nevoeiro, no rio, logo pela manhã, mas a verdade é que o nevoeiro encarregou-se de me alterar os planos. Denso, denso, cobria Amarante inteira, com um manto branco e opaco de nuvens mais do que rasando o rio. Vai daí, terei de esperar por um dia de nevoeiro farripado e lindo, para seguir a sugestão da minha amiga Rosinha, e descer a calçada, ainda antes das oito da manhã, e fotografar a beleza etérea do Tâmega, num amanhecer encantado e misterioso.
Por hoje, o excesso dele fez-me mudar de planos. E acabei a manhã a fotografar de novo o meu umbigo, agora numa perspectiva desconhecida de muitos amarantinos que, habitando o burgo desde que nasceram, nunca se dignaram subir à Varanda dos Reis ou, melhor ainda, à Torre Sineira.
Eu já subi as escadas estreitas inúmeras vezes e até já servi de cicerone aos meus amigos de cá e de fora, que comigo fizeram uma visita guiada ao museu, à biblioteca, e que comigo subiram pela primeira vez os degraus que nos levaram, e levam, aos famosos sinos de S. Gonçalo. E servi de cicerone ao Sahel aquando da sua estadia entre nós.
A subida é imperdível. O que de lá se avista também.
E S. Gonçalo é sempre lindo seja de que perspectiva for. O zimbório, o largo, a ponte, o rio, sempre presente, incontornável, rasgando a cidade em duas metades bem distintas e diferentes.
E Amarante é sempre um espectáculo, fotografada de baixo, de cima e palpita-me que até mesmo fotografada do avesso a cidade manterá a sua beleza inalterada.
Amarante será sempre um espectáculo, com cambiantes únicos, que nos embriagam os sentidos.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.