terça-feira, 14 de abril de 2009

A Turma



A Turma

Um filme imperdível, nas palavras de Elsa Cerqueira, a ver já na próxima sexta-feira, aqui mesmo no CineClube de Amarante. Há duas projecções à escolha: uma pelas 10:30 da manhã e outra pelas 21:30 da noite.
Podes contar com a minha presença, Elsa. Não perderei o imperdível.

"O comportamento humano é condicionado pela aprendizagem. Esta remete, inevitavelmente, para convenções (tradições, costumes, usos, língua).
A Escola é o espaço privilegiado da educação formal/institucional e a sala de aula o local onde convergem múltiplas personalidades, sensibilidades e experiências. Neste filme Laurent Cantet transforma um professor (de francês) em actor e os alunos (de uma escola problemática de Paris) em actores.
Não há relações humanas fáceis, simples. “Somos muitas pessoas dentro de uma só Pessoa”, escreveu Pedro Paixão.
A complexidade de variáveis que confluem dentro da mesma Pessoa, tornam-na singular, mas também de difícil compreensão. Seja ela o Professor, o Aluno, o Vizinho ou o Merceeiro.
O desafio de qualquer obra de arte – independentemente da sua manifestação -, consiste em captar o “interior” do humano. Os Interiores. As Almas Invisíveis. Mas o esforço maior radica no facto do espectador fruir a obra e ser convidado a reflectir sobre a sua mensagem.
Eis um filme que descreve, realisticamente, as relações social, afectiva, cognitiva, do Professor e dos seus Alunos. Pedagogia comportamental ou o inverso?
No momento em que os comportamentos considerados inadequados, convencionalmente catalogados como indisciplina, são cada vez mais numerosos e mediatizados, compete-lhe a si visionar a película e reflectir sobre o rumo da Educação e do Ensino e agir procurando com o seu contributo melhorá-los. Todos somos pais ou filhos de alguém. Por isso, esta problemática é/deveria ser do interesse de todos.
Saberia responder às seguintes questões: serão coincidentes o acto de rebeldia e o acto de indisciplina? Qual a fronteira de demarcação entre ambos? E qual é o papel do inconformismo na educação, no ensino e na evolução do ser humano?

Nota: Um filme obrigatório para Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Conselhos Executivos, Núcleo de Apoio Educativo...e Ministra da Educação. Simplesmente imperdível."

Elsa Cerqueira

http://www.hautetcourt.com/fiche.php?pkfilms=142

Nota - Thanks, Elsa C, pelo envio dos logotipos, lindos, da autoria da Karin, artista plástica por mais de uma vez já falada e badalada neste blogue.

7 comentários:

maria eduarda disse...

Será que o filme já está disponível no menu do MEO?
Vou tratar de saber.

Elsa C. disse...

Merci Anabela pela publicidade.
Acrescento que dia 17, no cinema Teixeira de Pascoaes, haverá duas sessões: uma às 10h30 para as pouquíssimas turmas cujos professores manifestaram interesse e outra - como sempre - às 21h30 m.

Elsa C. disse...

Anabela: a sessão das 15h30 não passou de um mero desejo meu e do cineclube...em alargar ao máximo de turmas possíveis a visualização do filme. É pena. Mas contarei contigo para a sessão das 10h30.

maria eduarda disse...

E comigo, Elsa C. , não contas?
Ai,ai...
Já falei com um aluno meu do 11º ano/profissional. Tem o filme e vamos vê-lo.

Anabela Magalhães disse...

Irei à sessão das 21:30, Elsa C.
Ao meio-dia tenho que departamentar! :)

Anabela Magalhães disse...

Fazes bem, Dudú, pelo que sei é um excelente filme que nos questiona e nos põe a reflectir. Ainda não o vi. Verei na sexta.
E aqui deixo a sugestão para os que passarem por aqui. :)

Elsa C. disse...

Eduarda:

Espero pelos dois.
Local: Cinema em qualquer/todo o lado onde se frua bons filmes.
Bj.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.