sexta-feira, 17 de abril de 2009

U2 - Fez

U2 - Fez

Companheiros de route, por acaso alguém reconhece este riad?
Por acaso alguém reconhece estes espaços cobertos de zelliges azuis e brancos, pintalgados de amarelo aqui e ali, e atapetados por coloridos e macios tapetes?
Por acaso alguém reconhece estas portas de madeira primorosamente trabalhadas, estes moucharabiens misteriosos?
Por acaso já alguém passou os dedos das mãos e a cara, suavemente, muito suavemente como numa carícia, sobre paredes de tadelakt de cor creme, verde, azul, vermelho...?
Por acaso alguém já subiu estas escadas, altas e estreitas, a caminho de uma alcova acolhedora e quente, com cama a condizer?
Por acaso já alguém acordou de madrugada embalada no cântico dos milhares de pássaros que chilreiam atarantados e penetram, estouvados, nestes riads, neste riad, bem no coração da medieval medina, em Fez, a Magnífica?
Por acaso já alguém se deleitou, durante um jantar servido a horas tardias, com manjares de fazer lamber os beiços, e os dedos, e o que mais calhar, e de fazer cometer o pecado da gula uma e outra vez?
Por acaso já alguém percorreu estas vielas, quais veias e capilares sanguíneos do meu corpo, que de noite assustariam a esmagadora maioria dos turistas?
Por acaso alguém ficou já a escutar os sons que se desprendem duma medina habitada até dizer chega de vultos esvoaçantes, que mais parecem fantasmas, e onde entram rebanhos e cavalos e burros aos molhos para aumentar a confusão?
Por acaso já alguém acordou a meio da noite, numa cidade mágica como só esta sabe ser, com o muezzin, na mesquita mais próxima, a chamar os crentes para a oração?
Por acaso alguém sabe do que eu estou para aqui a falar e já o experimentou na pele?
É que é exactamente como fazer rafting no Paiva. É só deixarmo-nos ir, embalados na correnteza de um rio, ora calmo, ora tumultuoso.
E assim é Fez, a Magnífica.

Afinal de que é feita a vida?



2 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Belíssimo texto. Confessa, foi o casamento Fez+U2 que te inspirou.
:-O

Fica prometido: um dia contarei a experiência do acordar a meio da noite "com o muezzin, na mesquita mais próxima, a chamar os crentes para a oração". Inesquecível!:)

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Elsa D., acho mesmo que foi a junção de dois amores antigos, U2 e Fez, que me fez jorrar as palavras tardias que saíram como um rio tumultuoso e imparável.
Há dias assim. Noites também.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.