terça-feira, 30 de abril de 2013

Amarantinos

Amarantinos - Cortesia do Senhor Coronel Artur Freitas
 
Amarantinos

Antes de mais, agradeço a partilha da fotografia, que agora dá origem a este post, ao Senhor Coronel Artur Freitas que a colocou, um dia destes, no facebook da Rua 5 de Outubro e que me autorizou o seu uso.
Depois tenho de agradecer ao meu pai, José Ismael Pinto de Queirós, pelas suas memórias e pelo seu trabalho de investigação que permitiu identificar quase todos os amarantinos presentes na foto que deve ter sido tirada, pelo aspecto do meu avô, algures por finais da década de trinta, inícios da década de quarenta.
Primeira fila, da esquerda para a direita - Rocha, da Padaria Rocha, da Feitoria; José Machado, mais conhecido por Zé Tanque, guarda-fios, tio-bisavô da Paula Vaz; José Dinis Mesquita, solicitador, pai da minha tia-avó Maria José Queirós que era sua filha ilegítima e avô do Dr Dinis Mesquita, advogado; Dr. Jaime Francisco da Silva, advogado, pai da minha professora de Francês Margarida Silva; Júlio Coimbra? o meu pai tem dúvidas que ainda não conseguiu dissipar completamente sobre a identidade deste senhor... está aí alguém que possa ajudar?; Alexandrino Melo, mais conhecido por Melinho do Seixedo, fundador de um embrião de metalúrgica, no Seixedo, que daria lugar à futura Rodrigo Matias de Magalhães e pai de Arminda Dinis Teixeira de Melo, bisavó da minha filha; Dr. Azambuja, conservador do registo civil; ? está aí alguém que se lembre do nome desse senhor? cangalheiro que andava com a carreta da Associação de Socorros Mútuos e transportava os mortos, nos respectivos caixões, para o cemitério; Navega, ajudante do conservador do registo civil; Alfredo Coelho Loio, comandante da Legião Portuguesa em Amarante, avô do Cazinhas.
Segunda e terceira fila, da direita para a esquerda - sentado, de chapéu, Dr. João Pereira da Silva, farmacêutico, fundador da Farmácia Central, situada na antiga rua de S. Gonçalo, agora 5 de Outubro, avô de António, Isabel e João Pereira da Silva;  Armando de Sousa Pereira dos Anjos, conhecido entre nós por Armandinho, ajudante da conservatória do registo predial; a espreitar, Pedro Carneiro, do mítico jornal Flor do Tâmega; Rodrigo Pinto de Queirós, um dos fundadores do emblemático Café-Bar, meu avô paterno; Vieira, aferidor de pesos e balanças na Câmara Municipal de Amarante; Luís Coutinho, pai do padre Luís Coutinho e de José e Luísa Coutinho; Alexandre Ribeiro, pai de Manuel Teixeira Ribeiro, bancário, conhecido entre nós por Sr Teixeira; ? alguém conhece este senhor?; Joaquim Teixeira Pinto, barbeiro, antes de ser fundador da Foto-Arte;  Luís Nuno de Lima, funcionário do Tribunal de Amarante; José Pereira da Silva, ajudante de farmácia na Farmácia Central, fundada pelo seu pai; Sebastião Silva, sapateiro na rua 31 de Janeiro.
Última fila -  Modesto, músico e bombeiro; Orestes Miranda, músico e dono de uma mercearia na rua 31 de Janeiro; Teófilo Maia, pai de Mário Maia, alfaiate e músico; Alexandrino Lima Faria, barbeiro no prédio da actual Tinoca, pai de Aida e Ilda Faria, esta última fundadora da Confeitaria Tinoca; Joaquim Farinhas, motorista do Sr Aníbal Melo e Castro, conhecido entre nós por Sr Melo.

Nota - Todas as pessoas que constituem este vasto grupo, em boa hora fotografado, faziam parte dos Corpos Sociais da Associação Amarantina de Socorros Mútuos.
A fotografia foi tirada no quintal do Sr. Machado, nas traseiras do edifício onde estava instalada à época a referida Associação, no primeiro andar da casa onde, no rés-do-chão, Sebastião Silva exercia a sua profissão de sapateiro.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.