domingo, 7 de abril de 2013

Lufrei, Travanca, Casa Museu Acácio Lino

 
Lufrei,Travanca, Casa Museu Acácio Lino

A visita, iniciada ontem pelas 14:30, englobou a igreja românica de Lufrei, aguardo com expectativa o fim das obras de restauro para poder observar as pinturas a fresco que revestem boa parte das suas paredes interiores neste momento só visíveis em pequenas janelas abertas no revestimento de cal que as escondeu e preservou? um dia, o mosteiro românico de Travanca e a Casa Museu Acácio Lino e decorreu durante toda a tarde de um sábado escolhido a dedo e que nos deu tréguas da chuva a cântaros que por aqui tem caído. Finalmente, um radioso dia de sol... já merecíamos... se bem que frio até dizer chega... brrrrrrrrr... brrrrrrr...
A primeira parte da visita guiada esteve a cargo de um técnico da Rota do Românico, a segunda a uma técnica da Casa Museu do pintor amarantino que bem merecia ser mais conhecido... mesmo entre as gentes da sua terra.
No mosteiro beneditino de São Salvador de Travanca tivemos direito a número musical que nos interrompeu, durante largos minutos, a visita... e nos alegrou a tarde já de si repleta de inúmeras gargalhadas.
Aqui fica um cheirinho do som maravilhoso dos sinos de Travanca, que tocaram expressamente para nós... eheheh... captado pelo Senhor Coronel Artur Freitas, a quem agradeço a partilha do vídeo no Youtube.



Vídeo surripiado via Rua 5 de Outubro.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.