sábado, 13 de abril de 2013

ESA - Workshop de Gastronomia Molecular

         
Semana das Ciências - Laboratórios de Química - ESA - Amarante
Semana das Ciências - Laboratórios de Física - ESA - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
  
ESA - Workshop de Gastronomia Molecular

A deslocação à ESA aconteceu na passada quarta-feira, a pretexto do Workshop de Gastronomia Molecular e envolveu as duas turmas de CEF de Pastelaria/Panificação, de segundo ano, da EB/2/3 de Amarante.
Soube desta actividade, que tem tudo a ver com o curso em causa, pela Eugénia Timóteo, à conta das conversas no faceboook, combinámos tudo combinadinho, avisei a minha ex-secretária Antonieta de seu nome e lá fomos nós esticar as pernas dois passinhos.
A ESA está um brinquinho de arquitectura moderna e bem esgalhada, muita gente conhecida reencontrada, beijinhos e abracinhos... alguns particularmente  apertados e bons... e lá chegámos aos laboratórios fabulosos que agora se encontram naquilo que era, em tempos, o pavilhão B.
A professora Eugénia já nos aguardava, recebeu-nos com muito carinho e satisfação, os seus alunos e alunas presentes idem aspas aspas, pequena apresentação em PowerPoint alusiva à temática e bora lá atacar a feitura e posterior degustação das iguarias que todos prepararam para nós.
As fotografias que aqui partilho são de alguns desses momentos, o conteúdo laranja daria o maravilhoso esparguete de manga, o verde seria mais tarde o caviar de framboesa, o queijo fresco foi servido com compota de abóbora ou sal e pimenta e tivemos ainda direito a umas coisas maravilhosas, que agora não lembro o nome, e que, introduzidas na boca, rebentavam numa explosão de sabores... eheheh... hum... hum... hum...
Ainda não tínhamos terminado a visita ao laboratório de Química e eis que a professora Margarida Alves nos convida para uma visita ao laboratório de Física. É claro que aceitámos com todo o prazer tão gentil convite e neste laboratório os alunos dos CEF puderam ver os alunos de Física, da Secundária de Amarante, em acção. Tudo foi muito bem explicadinho à medida que as experiências, algumas muito coloridas, decorriam. Os nossos alunos demonstraram muito interesse e acompanharam com muita atenção todas as explicações que lhes foram sendo dadas por professoras e colegas mais velhos... e assim é que é! Parabéns sinceros e carinhosos ao 2º B! Parabéns especiais envolvidos com muito carinho... eheheh... aos alunos da minha direcção de turma, o 2ºA!
Parabéns especiais à Eugénia e à Margarida e a todos os envolvidos nesta actividade, professores e alunos, que, bem o sei, vai sendo colocada em prática com muito esforço e dedicação.
E pronto, foi tempo de dar meia volta, regressar ao nosso velhinho lar... e pensar... que país disfuncional este! Ou oito... EB 2/3 de Amarante... ou oitenta... ESA!

2 comentários:

gena disse...

Mais uma vez obrigada Anabela pela divulgação no teu blog da atividade da Semana das Cièncias e Tecnologias. Foi um bom momento o da tua visita e dos teus alunos muito simpáticos e interessados. Bem hajas Anabela pelo teu reconhecimento.

Anabela Magalhães disse...

Sempre às ordens, Eugénia! É sempre com enorme prazer e satisfação que vou divulgando o que de bom se vai fazendo pelas escolas. Foi o caso. De resto, eu é que te agradeço pois a visita foi do agrado de todos e valeu bem a pena! :)
Beijocas! Votos de excelente Domingo!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.