quarta-feira, 24 de abril de 2013

Estudo Comparativo - Os Profes Portugueses São Uns Privilegiados!!!

 
Estudo Comparativo - Os Profes Portugueses São Uns Privilegiados!!!

É o que se constata após a leitura do artigo que agora partilho e que divulga os dados comparativos sobre os anos que os professores europeus demoram a chegar ao topo da carreira... não é?

Veja-se o meu caso - Comecei a leccionar em1987, estou com 51 anos e maravilhosamente colocada no 4º escalão, numa carreira de dez. Com sorte, lá para os 120 anos!, atingirei o topo da carreira... isto se me desbloquearem os rodízios...

"Portugal é um dos países europeus onde os professores demoram “34 anos ou mais” para alcançar o salário máximo, segundo um relatório sobre as condições de trabalho dos docentes em 32 países divulgado hoje pela Comissão Europeia.
De acordo com a edição de 2013 do relatório, “na maioria dos países europeus, o número médio de anos que um professor deve completar para obter o salário legal máximo oscila entre 15 e 25 anos”."

E ainda se constatam outras coisas interessantes que pode continuar a ler aqui.

6 comentários:

Ana disse...

Tem a certeza de que está bem posicionada no escalão?
Fiquei tão intrigada: tenho 49 anos, comecei a lecionar em 1985 e estou no 7º escalão. Como se explica tanta diferença? Não sou a única com estes dados aqui nas minhas bandas.
Ainda assim, acho que atingirei o topo da carreira lá para os 100 anos.

Anabela Magalhães disse...

Penso que sim, Ana! mesmo assim vou enviar o registo para o meu sindicato para algum especialista na coisa ver se eu estou bem posicionada.
No início da minha carreira estive muitos anos como contratada com horários incompletos! Levei forte e feio no tempo de serviço...
Agradeço-lhe a sua preocupação e comentário!
Beijinhos

Ana disse...

Ah, então é capaz de estar aí a diferença. Eu nunca tive horários incompletos, nem anos lectivos incompletos. Comecei a leccionar no início do ano lectivo de 1985/86, como professora provisória, situação em que estive apenas 3 anos, embora a 350 kms de casa. (não há bela sem senão!). E sou de Português, o que, nessa altura, era uma vantagem.
Pronto, ainda tenho de me sentir uma privilegiada, embora esteja a receber o mesmo que em 2005. Mas isto toca a todos, claro!
Lamento. Haja saúde, como dizem os sábios mais velhos do que nós! :-)

Anabela Magalhães disse...

O meu primeiro ano como professora na Educação de Adultos não me contou tempo de serviço. Foi assim, naquele ano... :(. Seguiram-se 5 anos de horários incompletos.
No ano de 94/95 tive o primeiro ano completo de tempo de serviço que mantive sempre até hoje. Mas só ganhei vínculo à função pública quase aos 40 anos de idade, entrei no CAE Tâmega, e só entrei em quadro de agrupamento no último concurso, faz agora 4 anos.
Ser-se de História, Português, Matemática... fazia, à época, toda a diferença. Quando eu estudava no secundário muitos dos meus professores desaconselharam-me a História por já estar tão mau em termos de saída. Mas eu insisti... eheheh... queria ser Professora de História como a minha magnífica Professora de História, Ermelinda Montenegro de seu nome! Eheheh... passei a tarde do 25 de Abril com ela, avó que é de dois dos meus sobrinhos... :) :) :)
E é isto! As nossas condições nunca foram as mesmas e já quando eu comecei havia cursos com saídas malditas - História era um deles!
Ah! Apesar de tudo, não estou minimamente arrependida porque tenho o prazer de fazer todos os dias o que gosto.
Só que gostaria, como a Ana por certo, de ser mais respeitada enquanto profissional e ser humano pela tutela.
Haja saúde! :-)
Beijinhos!

Ana disse...

Muito diversificadas as suas experiências!
Será com certeza uma excelente sensação e uma enorme realização pessoal ter conquistado o seu objectivo, por mais longos e tortuosos que tenham sido os caminhos.
Também fui professora de Português por causa de uma professora que tive, excepcional, mas que sempre me desaconselhou a profissão, por achar que não tinha futuro. Chamávamos-lhe "o sargento", de tão rigorosa que era! Andava tudo a marcar passo com ela, mas era muito querida pela maioria, que lhe reconhecia enorme competência e sentido de justiça. Nos raros momentos em que despia "a farda", era verdadeiramente enternecedora e divertida, tinha mesmo o seu quê de artista.
Coincidências engraçadas!
Contrariei "o sargento" e inclusive a minha família que achavam que devia ter seguido Medicina. E só me arrependo pelo facto de, como a Anabela refere, ser tão desrespeitada enquanto profissional, sobretudo pelos meus superiores hierárquicos. De resto, acho que tenho a profissão menos monótona do mundo, que me permite somar anos de idade, sem sentir o seu peso na alma. Adoro estar na aula com os garotos e às vezes até dou comigo a imitar o meu "sargento"! Eh eh eh...

Agora deixo-lhe um beijinho, votos de muitas felicidades... e uma anedota palerma sobre a nossa tutela (que acabaram de me enviar por e-mail),na esperança de que, apesar de tudo, também a faça esboçar um sorriso amarelo como o meu:

«À porta do Ministério da Educação, na Av. 5 de Outubro, foi encontrado um recém-nascido abandonado.
O bebé foi limpo e alimentado pelos funcionários que decidiram dar conhecimento do assunto ao Ministro da Educação.

Passados oito dias, foi emitido o seguinte despacho, dirigido ao Secretário de Estado:
Forme-se um Grupo de Trabalho para investigar:
a) - Se o “encontrado” é produto doméstico deste Ministério;
b) - Se algum funcionário deste Ministério tem responsabilidades neste assunto.

Após alguns meses de investigação, o Grupo de Trabalho, concluiu:
“O encontrado” nada tem a ver com este Ministério pelas seguintes razões:
a) - Neste Ministério não se faz nada por prazer nem por amor;
b) - Neste Ministério jamais duas pessoas colaboram intimamente para fazer alguma coisa de positivo;
c) - Neste Ministério tudo o que se faz não tem pés nem cabeça;
d) - No arquivo deste Ministério nada consta que tivesse estado terminado em apenas 9 meses.»

Anabela Magalhães disse...

As suas também! E sim... eheheh... já tive o meu momento de sorriso amarelo! De facto não fazem nada de jeito! Parece um fado mau.
Votos de felicidade muita... e... vá dando novas...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.