quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parceria Feliz na Escolinha

 
Cartaz - Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
  
Parceria Feliz na Escolinha

O post anterior indicou-me o título desta postagem já que o seu conteúdo remeteu-me, de imediato, para uma parceria feliz entre professores, para uma parceria feliz entre professores e alunos.
A actividade por mim organizada, Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico, decorrerá durante todo o período da manhã e da tarde da próxima segunda-feira, dia 13 de Janeiro, na EB 2/3 de Amarante e estará a cargo do arqueólogo Dr. Jorge Sampaio, arqueólogo do Parque Arqueológico de Foz Côa como já referi aqui.
Como vem sendo habitual, solicitei a colaboração do Professor Antero Pereira, professor de Educação Visual lá na escolinha, para a elaboração do cartaz anunciador desta actividade e ele meteu mãos à obra e, em conjunto com os seus alunos, alguns também meus alunos de História, mas nem todos!, brindaram agora toda a Comunidade Educativa com a peça de arte que agora partilho, orgulhosamente, com os meus leitores e que embeleza a entrada do Pavilhão Central da EB 2/3 de Amarante.
A Escola, tal como a entendo e desejo, é uma Escola feita de parcerias felizes, de gente que trabalha orgulhosamente pelos e para e com os alunos, Escola que se quer verdadeiramente Pública, apesar das caneladas consecutivas dadas por um MEC irracional que maltrata os seus docentes a torto e a direito, sem olhar a quem, e que todos maltrata por igual, varrendo, no seu desvario, os menos e os mais capazes, os menos e os mais trabalhadores.
Não há exame que quantifique estas parcerias felizes nem elas têm qualquer preço, estando num patamar muiiiiito acima de qualquer vil metal. Fazem-se de vontades juntas, de suor misturado, de concepções de Escola partilhadas, de opiniões trocadas, de respeito pelo trabalho de cada um e que não é de todos... mas que se destina a ser partilhado por todos.
E esta concepção de Escola Pública, em que o ensino artístico tem de desempenhar um importante papel, é uma Escola que nos desafia a ir além da aula sempre igual, é uma Escola que tem asas, (de quem é a expressão? De Rubem Alves?) e faz delas uso, ousando um voo sem rede que pode ser estimulante como o raio que o parta... e que o é!
É uma das finalidades do projecto intitulado "História em Movimento", em implementação na EB 2/3 de Amarante, que me deu um enorme gozo ao elaborar e que me dá um enormesco gozo concretizar!

Resta-me agradecer, muito, ao Antero Pereira e a todos os seus alunos que colaboraram nesta obra artística que agora pode ser apropriada, visualmente, por toda a nossa comunidade educativa.

Bem-hajam! Unidos por uma Escola Pública de Qualidade que defendemos com unhas e dentes.

Nota - Outros cartazes do Antero e dos seus alunos podem ser vistos aqui e aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.