segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Partilha - Aulas de História

Auto-Retrato com Fontes ou Documentos Históricos - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Partilha - Aulas de História

Toda a gente que acompanha este blogue desde os seus primórdios sabe que eu costumo adiantar o meu trabalho de preparação de aulas durante as minhas férias escolares, período a que se convencionou chamar Férias Grandes.
Este ano tal não foi possível pois o meu período de férias foi deveras complicado e o tempo não esticou nem estica, e primeiro está a família, sorry!, o que agora me deixa um pouco mais setressada que o habitual neste início do ano lectivo de 2014/2015.
Já meti turbo na preparação das minhas aulas, que agora já contemplam as metas curriculares paridas pelo MEC, demasiadas, segundo o meu ponto de vista de professora no terreno, para tão pouco tempo lectivo disponível e algumas com um grau de exagero elevado no que diz respeito à complexidade da sua formulação, mas é o que temos, é com elas que o MEC nos obriga a trabalhar e ponto final.
Assim, iniciei a reciclagem das aulas pelo 7º ano de escolaridade e as primeiras cinco aulas estão prontas no blogue História 3º Ciclo e na página de recursos reservada às apresentações em Powerpoint, da minha autoria, e que são exploradas nas minhas aulas em contexto de sala de aula.
Publiquei também uma apresentação referente à organização dos portefólios dos alunos porque não estou para ouvir desculpas esfarrapadas de uns quantos mesmo se poucos de "eu não percebi, eu não sei"... e sei lá eu mais o quê!
Resta-me informar, para quem chegou aqui há menos tempo, que todas as aulas têm pequenos vídeos de apoio às matérias leccionadas e hiperligações para fichas formativas da minha autoria.

Síntese para quem se interessa por estas coisas das aulas de História do 7º ano de escolaridade:

1º Aula - Apresentação

2ª Aula - Hominização

3ª Aula - Economia e habitat no paleolítico

4ª Aula - A arte no paleolítico

5ª Aula - O Neolítico

Ah! E só mais uma coisa... este trabalho, de horas e horas consecutivas ligadinha ao meu pc, fora o resto!, jamais me será pago pelo MEC. Nem que o MEC corra e salte!
Escutou, Senhor Ministro?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.