segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Normalidade de Crato e dos Seus Muchachos - A Palavra a Susana Dias - A Falta de Respeito pelos Professores e pelos Alunos Não Tem Fim

 
A Normalidade de Crato e dos Seus Muchachos - A Palavra a Susana Dias - A Falta de Respeito pelos Professores e pelos Alunos Não Tem Fim

Hoje dou a palavra à Susana Dias, Professora que no último concurso conseguiu vincular à função pública após 21anos de serviço a ser contratada e despedida anualmente pelo MEC. 21 anos nisto, reparem bem!
Agora, prestes talvez a alterar radicalmente uma vida familiar construída na sua terra natal, o MEC comporta-se como nem um meco se comportaria... porque um meco é coisa inerte que não lhe causaria qualquer transtorno, nem ao seu marido, nem aos seus filhos adolescentes.

Que enorme falta de respeito pelas pessoas, Crato! Que vergonha vergonhosa!

"O ano escolar arranca com normalidade, diz o Crato…
Estou efectiva na zona de Coimbra mas não sei ainda qual o resultado do sorteio (não é bem sorteio mas o factor surpresa está lá!!) que me atribuirá uma escola. Ora, o Ministério da Educação obrigou-me a apresentar e cumprir o serviço na escola onde desempenhei funções no ano anterior. Assim, amanhã estarei em Alpendorada, numa reunião onde me será atribuído um horário que irei cumprir já em reuniões de Conselho de Turma, Diretores de Turma, etc. A situação assim descrita não revela toda a anormalidade que se esconde sob o que seria o início de ano escolar normal. O caso muda de figura quando acrescento que no dia seguinte ou num outro a seguir (presume-se que até ao fim da semana) poderei ter que apresentar-me e aceitar um horário em Melgaço, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria ou Pampilhosa da Serra (etc, etc…!)! Alguém anda a gozar comigo e com os Outros e eu sei quem é!! Ora, neste jogo de colocações, em que os professores e as suas famílias são tratados com o desdém que merecem as raspadinhas sem valor, tudo pode acontecer pois nenhum dos mais de 2000 professores efetivos, que aguardam a publicação destas listas, vislumbra onde se desenrolará o seu futuro próximo. Mas para o Ministro Nuno Crato esta incerteza será de somenos importância porque, afinal, é com toda a naturalidade que um professor, em 48 horas, pega nas malas, arranja um quartinho esconso (sim, porque o parco salário não permite devaneios) a uns 100 ou mais kms de casa, se despede da família e ruma à sua nova escolinha!! Vive-se um completo nonsense que não lembraria ao diabo, por muito que ele quisesse parodiar os humanos!
Alguém me explique, como se eu tivesse 4 anos, porque é que o Crato e a sua terrível equipa são tão incompetentes? É que eu já não tenho nem lucidez, nem sensatez muito menos paciência para esses palhaços que
 ocupam a pasta da Educação. Já me falha a clarividência quando procuro analisar todo este atraso na colocação de professores, não encontro justificação para toda esta palhaçada que revela uma incrível falta de respeito por todos aqueles que aguardam, incluindo os alunos (que irão ver nos seus horários um nome e depois terão outro). No entanto (porque há casos em que o louco, por ser tão louco, acredita na normalidade da sua loucura), e para convencer a “ opinião pública”, o “entertainer” (não digo aqui o que já lhe chamei em privado) vai continuar a defender que o ano letivo (5ª feira) arrancará com toda a normalidade. E talvez comece lá nos colégios privados da rua dele.

SD

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.