sábado, 9 de abril de 2016

Palestra - Alimentação na Adolescência

Palestra - Alimentação na Adolescência
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Palestra - Alimentação na Adolescência

A palestra, inserida no programa Semana Interescolas, dirigida a toda a comunidade educativa amarantina, mas muito especialmente aos encarregados de educação que habitam este concelho, iniciou-se por um breve momento musical seguido de uma brevíssima intervenção da Professora Dina Sanches, directora do Agrupamento de Escolas de Amarante, para apresentação da oradora, amarantina de gema, e contextualização da temática que ali nos levou, ao auditório do Centro Cultural de Amarante, durante a tarde deste sábado.
A intervenção da Dr.ª Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, foi claríssima, objectiva, focada, pedagógica, interessantíssima para quem gosta de aprender, de saber, neste caso sobre matérias que nos dizem a todos respeito, todos nos alimentamos, certo?, e que têm consequências no nosso dia-a-dia, na nossa saúde física e também mental.
Foi um prazer escutá-la nesta condição, depois de tantas vezes a ter escutado à mesa do café.
É verdade que somos também aquilo que comemos, é verdade que devemos preservar a nossa dieta mediterrânica, Património Mundial da Humanidade, é verdade que devemos procurar equilíbrios alimentares, que podemos e devemos olhar a roda dos alimentos procurando depois cumpri-la sem stress, sem fundamentalismos... que um pecadito aqui e ali é muito saboroso e... perdoa-se.
E sim, as políticas definidas pelos nossos políticos podem e devem dar uma ajuda bestial para que a correcção de hábitos alimentares errados claramente se faça - excesso de consumo de sal, só para dar um exemplo.
E foi uma excelente tarde, seguida de um workshop de culinária saudável... mas esta matéria dará uma outra postagem.
Resta-me agradecer à maravilhosa oradora de hoje, para nós a Xaninha.
Volta sempre. Para a próxima, se faz favor, com mais tempo. Sim?


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.