sexta-feira, 24 de março de 2017

Sala de Aula, Alunos e Formação Cívica

O recreio visto a partir da Sala de História - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sala de Aula, Alunos e Formação Cívica

Esta é a minha Sala de Aula por excelência. Esta é a sala de Aula de História, do 3.º Ciclo, que existe na minha escolinha. Eu estou dentro dela e fotografo o canteiro cheio de flores que todos os anos nos presenteiam de rosa anunciando a Primavera. Os meus alunos actuais esticam-se cá fora ainda em tempo de intervalo. Correm, saltam, sorriem, gargalham, sorriem-me, falam na minha direcção.
Impossível não pensar nos meus outros alunos de uma minha direcção de turma que tive ali mesmo, naquela mesma sala 4.6. Foram eles que plantaram estas begónias que agora florescem, que colocaram estes calhaus rolados dentro do canteiro da minha Sala de História. Foi há tantos anos... chamavam-se Luís, Sérgio, Carina, Ana Catarina, Rafaela, João, Zé Diogo, Liliana, Orlando, Patrícia... meus deuses, foi há tantos anos... e as plantas por eles plantadas ainda sorriem para nós, alegrando-nos os dias, alegrando-me os dias.
Adoro este canteiro. Adora esta minha Sala de História. E adoro os meus alunos. Os de ontem, os de hoje e os de amanhã.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.