quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fenprof volta a protestar contra actual modelo de avaliação

Hoje às 15:07

"A Federação Nacional de Professores (Fenprof) exigiu, esta quarta-feira, a revogação do actual estatuto da carreira docente. Os professores anunciaram que «vão sair à rua», num protesto com dimensão nacional e com data a definir nos próximos dois dias.
A Fenprof voltou a manifestar-se contra o modelo de avaliação que está em vigor, fazendo circular um abaixo-assinado em que a revogação do decreto sobre o estatuto da carreira docente, o fim do actual modelo de avaliação de desempenho, horários adequados às exigências pedagógicas e um modelo de gestão participada de forma democrática pelos professores são algumas reivindicações que se incluem.
A Fenprof recordou que há seis meses, na altura em que foi assinado o memorando de entendimento entre o sindicato e o Ministério da Educação, ficaram definidos apenas princípios orientadores que tal como estão, não servem aos professores.
Para o coordenador da Fenprof, Mário Nogueira, a situação dentro das escolas é «explosiva».
Para além dos pedidos de reforma, Mário Nogueira falou em ilegalidades quanto a delegação de competências previstas no código de processo administrativo e denunciou as demissões de professores avaliadores e um clima de medo, que se traduz numa média de 600 mensagens electrónicas que diariamente chegam à Fenprof, muitas delas anónimas.
O coordenador da Fenprof acusou novamente o ministério da Educação de usar a chantagem para impor o actual modelo de avaliação de desempenho, dando o exemplo dos professores contratados.
O abaixo-assinado posto a circular esta quarta-feira, será o tema da próxima reunião da Fenprof com a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, marcada para a próxima terça-feira.
Está, no entanto, a ser colocada em debate público nas escolas uma proposta de avaliação aberta a todas as sugestões dos professores, para ser apresentada em versão definitiva no início do segundo período."

7 comentários:

Bea disse...

Começo a achar que nada vale a pena. E é pena.
bjs

Anabela Magalhães disse...

É pena. Recusa-te, Tiza, recusa-te a fazer mais do que aquilo a que estás obrigada. Disciplina-te. Alunos primeiro. O resto que se lixe. Eu assim vou tentar fazer. Mesmo.
Bjs

maria eduarda disse...

Anda tudo às avessas! Uma pessoa, desde a adolescência sonha em ser professora e agora ... É triste!

Anabela Magalhães disse...

Pois é! Agora é a confusão e exaustão total.
Pois é!

EMD disse...

Minha queridinha optimista em crise, quero mesmo que te animes (e a Bea e a Eduarda também merecem)!
Espero de vocês mais do que um sorriso amarelo quando (re?)virem este http://www.youtube.com/watch?v=F81PyXJq-a8 que aqui vos deixo.
Vem mesmo a calhar para o aqui e agora.
Ah deliciosa intemporalidade das artes!
Ando muito musical, embora não ande nas danças lá do condomínio. Acho que adivinho passarinho...
Um abraço grande grande

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Elsa, espero que a tua escola esteja mais calma do que a minha. Pelo que vejo, está. Aproveita.
Beijocas

maria eduarda disse...

Obrigada Elsa.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.