sexta-feira, 24 de outubro de 2008



Horários Ilegais

Sempre cumpri horários ilegais sem que alguém me ouvisse um ai, uma queixa. Pelo contrário, sempre os cumpri cantando e rindo e o testemunho dessa alegria no trabalho está espalhado por este blogue, a torto e a direito, em posts como "Hiperactividade" e outros de que não lembro o título.
O trabalho "visível" aos olhos de todos, publicado na minha página de recursos e no meu portefólio digital é apenas a ponta do iceberg do meu trabalho. Por trás do visível está muito tempo de pesquisa, selecção de materiais, digitalizações diversas, animações, minimizações, publicações, que, para o leigo que olha para as ditas páginas, pode até passar despercebido.
A esse trabalho sempre tive de juntar reuniões diversas, actas e planificações, planos de recuperação e de acompanhamento, elaboração de testes, correcção de testes, correcção de cadernos diários com apreciações escritas dos mesmos, justificações de negativas por aluno, horas cumpridas na Sala de Estudo e em Departamento, substituições, informações escritas para os directores de turma sobre cada um dos meus alunos, conversas na net com os meus alunos, esclarecimento de dúvidas sobre as matérias no msn, dossier preparado para os CEF`s, já que a sua criação é da responsabilidade de cada um dos professores uma vez que não existem manuais, sendo que se espera que eu produza material fresquinho para duas aulas de 90 minutos por semana que tem que englobar, obrigatoriamente, tempo de pesquisa em revistas da actualidade, manuais diversos e posterior selecção de material, tempo tratar das fotocópias ao longo de um ano lectivo, acções de formação diversas frequentadas em horário pós-laboral... e sei lá eu se me estou a esquecer de alguma coisa!
Sempre consegui conciliar tudo isto com a minha vida pessoal, que eu também tenho direito a ter. Sempre me chegou o tempo para ir ao café, sempre que a minha gestão de tempo mo permitiu, para ler, para ir a concertos, para organizar viagens complicadas à Mauritânia ou à Líbia, para ir de férias sempre que pude, para calcetar, cortar mato ou fazer muros na Barca, para conversar com amigos conversas intermináveis, para fazer passeios pedestres, descer o Paiva em rafs e o mais que inventei.
Hoje estou exausta. Iniciei as aulas há pouco mais de um mês e estou exausta. E o mais dramático é que sem tempo para fazer o que sempre fiz, num desespero porque nada está como eu gostaria que estivesse, porque a qualidade das minhas aulas diminuiu em resultado de tamanha exaustão.
Ser Professor tem especificidades que não são comparáveis e não têm paralelo com outras profissões. Lidamos com pessoas em formação que não podemos chutar com um "Não tenho tempo". Tem de haver tempo para um sorriso, duas gargalhadas, meia-dúzia de palavras, uma meiguice. Tem de haver tempo para escutar, para acompanhar percursos.
Vai daí hoje enchi.
O meu horário tem uma componente de trabalho na escola e uma componente de trabalho em casa.
Hoje enchi. Hoje comecei a passar o cartão na minha escola.
Hoje para experimentar o sistema. Segunda-feira para que o registo electrónico do tempo passado em trabalho na minha escola não se perca.
Quero registo do meu horário ilegal. Depois pensarei o que vou fazer com ele.

6 comentários:

EMD disse...

Arre!
Conheço muitos que tanto faziam por "carolice" e agora deixaram de o fazer. Foi o que se ganhou com com o tsunami de normativos e demais papeladas, com estas imposições estapafúrdias com que quiseram humilhar-nos e subjugar-nos.
Finalmente começo a ver acção aqui pela ESCM: hoje circulou uma petição caseira para a suspensão do processo. Vamos a ver as assinaturas...
Estou contigo, amiga.
Um abração

Anabela Magalhães disse...

E eu contigo, amiga "próxima".
Na minha escola não circula nada. Só duas listas para as manif`s que não param de crescer. E já não é pouco.
Abração.

Helder Barros disse...

Uma fotografia do Escorpião, é raro, controlo digital, estás aqui, nem respiras... lol!

Anabela Magalhães disse...

É, sufoco. Mas esperneio de carago.

Unknown disse...

Gostei!

Todos devíamos fazer o mesmo. Está a tornar-se um sufoco!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, BE. Sinto que alguma coisa tenho que fazer! Estes horários estão a tirar-me do sério.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.