domingo, 27 de maio de 2007

Erg Poceirão


Erg Chebbi - Sahara - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Erg Poceirão

Soube esta semana, por um ministro do nosso actual governo, que passada a ponte Vasco da Gama se entra no deserto. Ora eu, que adoro desertos e faço milhares de quilómetros para entrar dentro deles, não posso deixar de ficar um pouquito satisfeita com este processo de desertificação super acelerado da margem sul. É que o deserto é um filão turístico a explorar e o meu país, à falta de jazidas de petróleo, pode, pelo menos, explorar um qualquer Erg Poceirão existente na margem sul. É favor atacar o mercado turístico francês radical, que acampa em todos os desertos de há muitos anos a esta parte, atacar também o mercado italiano e mesmo o espanhol, ver quais são os países emergentes neste tipo de turismo considerado mais radical e, claro, avisar os portugueses mais distraídos, como eu, que passei para a margem sul não há muito tempo, e que na primeira estação de serviço, logo a seguir à ponte, não segui um dos conselhos que recebi esta semana por e-mail e que é "não esquecer de aliviar a pressão do ar nos pneus, por causa dos atascanços". Distraída, distraída devo mesmo ter atravessado os ergs pensando na morte da bezerra...ou o processo de desertificação foi tão rápido que decerto constituiu um fenómeno à escala mundial E aí é atacar outro tipo de mercado turístico que também nos poderá trazer chorudas divisas e que é constituído pelos ambientalistas, jornalistas, fotógrafos e pela própria comunidade científica que estará certamente interessada em estudar tão peculiar fenómeno.

A fotografia que ilustra este "post" foi tirada no Erg Chebbi, em Marrocos e, se a ampliarem, verão uma caravana de dromedários lá ao longe. Não há camelos em todo o Sahara... acho que nisso estamos à frente. É que aqui sempre houve uns quantos disfarçados mesmo antes disto se ter transformado num imenso deserto!
Eu não te disse que sim, Eugénia, quando me perguntaste se os camelos estavam bem?!!... Porque pensaste que eu ainda estava em Marrocos?
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.