sábado, 23 de junho de 2007

S. João


Sardinhada - Essaouira - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

S. João

A 24 de Junho celebra-se a natividade de S. João Baptista. Primo de Jesus e seu contemporâneo, é considerado, pela religião católica, como um profeta. Para o Islão ele desempenha exactamente o mesmo papel, sendo o antepenúltimo dos profetas a vir à terra, imediatamente antes de Jesus e de Maomé. (Engraçado. A religião católica e islâmica têm mais semelhanças do que aquilo que parece.)
S. João Baptista, imediatamente associado por todos nós ao baptismo de Jesus, no rio Jordão, é igualmente associado à história macabra da sua morte. Morreu em 26 d.C., decapitado, sua cabeça servida em bandeja de prata, o seu corpo posteriormente queimado e associado para sempre à figura feminina, e como tal perigosa, da bela Salomé.
As festas litúrgicas, populares e pagãs de S. João celebram-se na noite de 23 para 24 de Junho em vários pontos do país. As mais célebres são as de Braga e sem dúvida as do Porto. Esta noite vai haver manjericos com quadras populares, martelinhos e alhos porros, cascatas e cascatinhas, saltos sobre fogueiras, balões de S. João, sardinhas assadas e caldo verde.

Associarei para sempre as festas populares às cascatinhas que fazia em miúda, aqui na Rua da Cadeia, à porta de casa dos meus avós, Rodrigo e Luzia. (Hoje, quando passar à porta de casa deles, vou-me ver, miúda, de mão esticada, na pedinchice. E vou ver a minha cascatinha, bonita, de S. João.) A minha avó tinha um quarto escuro, interior, que estava sempre fechado e que ela só nos abria em ocasiões especiais. A dos santos populares era uma delas. E era uma emoção. Do quarto escuro saíam santos e mais santinhos com que nós fazíamos as cascatinhas.
O objectivo da minha cascatinha era sempre o mesmo. Juntar todos os tostões possíveis e imaginários e no fim do peditório descer a rua, a correr, entrar no Alcino dos Reis e comprar o maior pacote possível de Suspiros, dos famosos Suspiros do Alcino que fazem parte das memórias de qualquer miúda/o amarantina/o da minha idade.
E associarei para sempre o S. João às sardinhadas que se fazem ano após ano, nesta noite tão especial. Hoje não falharei a tradição. Espera-me uma sardinhada em Fregim.

P.S. - Lá fui abordada em plena rua por miúdos "Dê-me um tostãozinho para a cascatinha que é tão linda e perfeitinha!"
O problema é que já nem há tostões, nem tão pouco suspiros do Alcino dos Reis!
Mas enfim, ainda temos cascatinhas... e miúdos a pedir!

2 comentários:

Helder Barros disse...

Cara Blue Escorpion:

Para um portuense de gema como eu, não há noitada mais bonita no ano, como a de S. João no Porto, evidentemente, sem desprimor para as outras.
O Santo, este ano, até fez mudar o tempo! Já não havia assim um dia tão bonito há muito tempo; tinha que ser na véspera de S. João do Porto, carago!

Anabela Magalhães disse...

Foi um bonito dia de sol que hoje já não se repetiu. O santo cansou de tanta folia!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.