terça-feira, 26 de junho de 2007

Tosquia


Tosquia - Ouarzazate - Marrocos
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Tosquia

Hoje foi dia de tosquia. Desde os meus trinta anos que cumpro religiosamente o ritual de entregar o meu cabelo à máquina que me dá cabo do pelo!
Nunca tive paciência para idas à cabeleireira. E desde que me lembro sou assim. A maioria das minhas amigas delira entregar-se às mãos de uma cabeleireira ou cabeleireiro e relatam-me experiências deliciosas de lavadelas de cabeça, ensaboadelas atrás de ensaboadelas, massagens no couro cabeludo, realização de madeixas super demoradas, pinturas de cabelos, colocação de rolos para fazer caracóis, esticadelas de cabelo para desfazer os caracóis... chegam até a dizer-me que relaxam de tal maneira que adormecem em pleno salão. Pois eu só se adormecesse de tédio! Sempre considerei o tempo passado na/o cabeleireira/o como um tempo perdido, uma seca e nunca me deu para relaxar em tal sítio.
Com o tempo aprendi a dar a volta a esta questão e quase eliminei essas perdas de tempo e de vida que eu sempre considerei monumentais.
Assim, de tempos a tempos, vou à tosquia e em dez minutos resolvo a questão. Nem chego a irritar-me porque não tenho tempo. E assim quase apaguei da minha vida um tempo de que não gosto.
Em Amarante continuo a ir à cabeleireira cortar o cabelo com máquina, mas onde gosto mesmo de ir é ao barbeiro! Os barbeiros estão mesmo mesmo calhadinhos para este tipo de corte e têm toda a teoria da prática e só não frequento um aqui em Amarante porque não há nenhum à porta de minha casa. E como há cabeleireira...
A fotografia que ilustra este post foi tirada no barbeiro do Youssef, em Ouarzazate, em cujas mãos/máquina me entrego, anualmente, deliciada.

4 comentários:

CA disse...

Esta coisa dos blogs está bem feita e bem pensada, mas necessita aperfeiçoamento. Tomemos como exemplo o frequentador assíduo que se depara com uma foto cuja qualidade ou temática o estimula de imediato a um comentário entusiasmado. Quando quer interagir com o fotógrafo depara que a única possibilidade é recorrer ao link "comentário", mas este está ligado ao texto. Ora, se habitualmente isto não constitui qualquer problema, situações há em que se gera um embaraço. Não porque o texto esteja mal escrito, pelo contrário: o assíduo frequentador retira sempre prazer da leitura deste blog. O embaraço vem porque não quer cometer qualquer indelicadeza com a autora. É que o texto, sobre qual é obrigado a comentar a foto, trata de intimidades que deveriam ser resguardadas como, por exemplo, a autora confessar publicamente que não gosta de cozinhar e que sente prazer em ser tosquiada. Convenhamos: homem que se preze hesita e inibe-se. Quer falar sobre a foto, mas tem de activar o texto íntimo. Não é bonito. Para evitar tais embaraços, não seria possível colocar também um link "comentário" junto às fotos?
Vosso,
CA

Anabela Magalhães disse...

Não sei se é possível, Carlos Afonso. Penso que não, mas vou tratar de saber com alguém da área.
Mas é evidente que tu podes comentar só o texto, só as fotos ou podes comentar texto e fotos. Digamos que é a tua liberdade de interagir, como bem entenderes, com a autora.
Quanto ao resto podes activar o que entenderes porque se eu assumo publicamente determinadas facetas minhas é porque vivo bem com elas, como tu sabes. E acho-lhes até uma certa graça! E de certo modo são já públicas. Todos os meus amigos sabem disto... ou andarão distraidos?

CA disse...

Duplo "touché", querida Anabela. Tinha a certeza que irias reagir à estocada.
E fica assim provado, estimados utilizadores, que para apreciar devidamente este blog não basta deixar-se transportar pelas músicas, saborear os textos e sensibilizar-se com as fotos. Também é necessário ler os comentários. Força autora.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, caríssimo Ca... mas tu conheces-me bem! E nunca andas distraido! E sabes que eu sou um escorpião e, como se isso não bastasse, agora sou um escorpião azul...
E nem sei se quando nos conhecemos (já lá vão 30 anos?) eu já era uma maria rapaz escorpião azul!!! lol
E pronto, lá reagi eu outra vez!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.