domingo, 30 de setembro de 2007

Cafés




Cafés - Praga - República Checa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Cafés

O café, do árabe Gahwe, palavra que se traduz por bebida vegetal, é originário do Yémen, um país que se situa no sul da península Arábica. Esta bebida, que alguns detestam e muitos amam, expandiu-se daí para todo o mundo e entrou nos nossos hábitos alimentares de forma lenta mas definitiva. Poucas devem ser as pessoas que nunca experimentaram um café durante a sua vida, seja ele de cafeteira, de saco ou um belíssimo expresso.
Hoje em dia é impossível dissociar o café bebida do café espaço físico. O primeiro precedeu o segundo mas a verdade é que são, actualmente, duas realidades indissociáveis.
Os cafés bebida e os cafés espaço físico fazem parte do meu roteiro de férias. Procuro-os compulsivamente logo que ponho os pés na rua, manhã cedo, e normalmente encontro-os ao virar da primeira esquina.
Os cafés espaço físico de Praga são uma beleza onde dá gosto entrar, sentar, conversar, enquanto se aprecia um belíssimo expresso, não muito diferente do nosso, e por isso excelente para saciar as nossas pupilas gustativas em privação desde o dia anterior.
Confesso que adoro café, café bebida, bebida sem açúcar para a poder apreciar sem interferências e em todo o seu esplendor. E confesso que adoro frequentar cafés espaço físico, sendo que em mim é um hábito muito, mas mesmo muito antigo, habituada que fui a entrar desde pequena, de quando em vez, no café do meu avô Rodrigo, no café S. Gonçalo, mais conhecido localmente por Café-Bar. E este hábito permanecerá provavelmente até ao fim dos meus dias. É que está muito, mas mesmo muito, enraizado.
Em Praga pude apreciar espaços magníficos e belos, alguns bem antigos e excelentemente preservados, outros bem actuais, e igualmente magníficos, como o Café espaço físico da Nespresso que, entre outros, ao acaso, posto neste blogue.
Evidentemente sem George Clooney.

2 comentários:

Be disse...

Faz-me um favor.
Qd pensares em viajar outra vez, vai visitar o Bin laden.
Tenho a certeza q com o teu bom coracao o vais convencer a desistir de toda a merda q anda a fazer e a inscrever-se no fundo do desemprego...p nos dar um descanso...
Va la amiga...tenta.
Thanks
BE

Anabela Magalhães disse...

Não tenho assim tão bom coração. Não tenho assim tantas capacidades de persuasão quanto julgas.
Mas que gostava de ir ao Afeganistão lá isso gostava e tentava... tentava convencer o homem. Para nos dar um descanso a todos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.