domingo, 13 de janeiro de 2008

Preciosidades Linguísticas


Sequilhos Digitalizados- S. Gonçalo - Amarante - Portugal

Preciosidades Linguísticas

Hoje inauguro um novo tema que dá pano para mangas e que se intitula de Preciosidades Linguísticas. Toda a gente sabe que a língua portuguesa se presta ao múltiplo e dúbio sentido e que às vezes basta um sorriso malandro para todos nós alcançarmos o significado oculto da coisa. Também toda a gente sabe que os portugueses são peritos neste jogo de palavras donde por vezes resultam expressões engraçadas e curiosas, donde por vezes resultam autênticas preciosidades linguísticas. E os portugueses são, neste domínio, um povo extraordinariamente criativo.
E, posto isto, vou voltar a falar do nosso santo, ou beato, ou lá o que ele é, vou falar do nosso querido S. Gonçalo.
O verdadeiro dia de S. Gonçalo, 10 de Janeiro, já passou e por isso devo esclarecer os meus leitores que sempre que 10 de Janeiro calha num qualquer dia da semana, que não o Domingo, a festita, já que se trata apenas de uma festita, passa para o Domingo seguinte.
Daí que a festita é hoje, apesar da chuva que cai sem parar e que decerto afrouxará o ruído dos bombos a bombar Amarante acima e abaixo, apesar da humidade que decerto amolecerá a doçaria.
Por isso hoje volta a ser dia de doces de S. Gonçalo, já postados sem rodeios aqui no blogue, e hoje é também dia destes doces maravilhosos que muitas confeitarias aqui do burgo fabricam propositadamente neste dia e que se chamam sequilhos.
Nesta altura já os meus leitores se interrogam onde é que está a preciosidade linguística e o que é que ela tem a ver com tudo isto. Mas tem. Tem a ver com os sequilhos.

Ontem comprei-os. E hoje vou comê-los como manda a tradição.
Vou comer sequilhos até me sequilhar toda!

2 comentários:

Helder Barros disse...

Isto está bonito, depois o brejeiro sou eu!lol!

Anabela Magalhães disse...

Olha, decerto estou a ficar aculturada!!! Ou foi mesmo influência de S. Gonçalo! D)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.