sexta-feira, 11 de janeiro de 2008




9º G - Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Visita de Estudo - 9º G

Acabei ontem a série de visitas programadas para este ano lectivo ao nosso museu Amadeo de Souza-Cardoso. Mais uma vez aproveitando uma tarde livre já que em tempo lectivo normal seria impossível devido à incompatibilidade dos horários da turma com os do museu.
A visita correu muito bem e outra coisa não seria de esperar de uma turma educada desde o sétimo ano por uma série de professores empenhados em fazer destes alunos adolescentes que sabem estar e que sabem ser. Confesso que nos deu muito trabalho! Muito trabalho mesmo.
Relembro-os no 7º ano, meus alunos a História, Estudo Acompanhado e Área de Projecto, muito simpáticos, sempre alegres, muito trabalhadores... mas umas baratas tontas!!! É que entravam na sala de aula e continuavam a falar em grupinhos de amigos, agarravam-se, empurravam-se, beliscavam-se, como se eu não estivesse lá; riam-se por tudo e por nada, pelo que tinha realmente graça e pelo que não tinha graça absolutamente nenhuma; entravam-me na sala de bonés e mantinham-nos até eu os chamar à atenção; mantinham-se de pastilhas elásticas mesmo depois de os mandar deitá-las ao lixo até que eu descobria pelo mastigar das bocas bem abertas fazendo ruído e pelas bolas que eles, distraídos, faziam; entravam na sala de aula a jogar à bola; nos dias de entrega dos testes de avaliação tanto fazia terem positiva como negativa porque a alegria mantinha-se... sem dúvida alunos simpáticos e alegres que pediam desculpa quando eram chamados à atenção mas que voltavam a repetir tudo uma e outra vez na aula seguinte, da mesma forma, num processo desgastante para mim e para os restantes professores. Parecia que não aprendiam, que não retinham regras básicas de convivência e civismo.
Nunca desisti deles. Nunca desisti de os chamar à atenção ou mesmo de os castigar que alguns deles sabem bem do que falo e têm os cadernos com mais ou menos castigos conforme a gravidade dos casos.
E eis que somos chegados ao 9º ano. E o que dizer dos meus meninos e meninas do 9º G? No mínimo que parecem autênticos estudantes universitários. Comportam-se com uma correcção e educação que eles mesmo desconfiariam da veracidade das imagens se pudessem ver um filme comparativo do antes e do depois em termos de comportamento. É sem dúvida uma das turmas onde eu entro bem disposta e donde eu saio bem disposta, satisfeita pelo dever cumprido e, acima de tudo, satisfeita porque eles aprenderam a estar e estão a aprender a ser.
Por isso é para mim um enorme prazer leccionar as minhas aulas de História a este 9º G. Pena que o ano esteja a acabar, agora que o grosso do trabalho está feito!!! Porque leccionar História a estes alunos, hoje em dia, é canja!

3 comentários:

José Ricardo Monteiro Maeiro disse...

esta visita ao museu até foi mais interessante do que eu pensava.. Porteamo-nos todos bem, apesar da stôra ter quer fazer algumas chamadas de atenção...
Pessoalmente gostei muito desta visita!!!

E já agora fico à espera de mais visitas de estudo como esta!!!

Anabela Magalhães disse...

Ainda bem que a visita ao museu excedeu as tuas expectativas. Fico satisfeita por saber.

Cristiano Costa disse...

Sim Ricardo, a visita correu muito melhor do Q eu pensava Q ia correr, confesso Q n o inicio pensei Q ia ser uma seca muito grande mas depois a boa disposição da Guia e da "stôra" mudou logo a minha opiniao...


Fico à espera de mais

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.