terça-feira, 15 de janeiro de 2008


Xana - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de não sei quem

Alexandra Bento

Conheço a Alexandra Bento seguramente há mais de duas décadas. Lembro-me dela aí com catorze anitos, bem adolescente, e eu já rapariga casada e mãe de filha. No entanto a nossa amizade só se desenvolveria uns anos mais tarde em tertúlias no café-bar e, mais tarde ainda, aquando da sua licenciatura e posterior entrada no mercado de trabalho, como professora, na Escola Secundária do Marco de Canavezes onde eu então leccionava. Acompanhei a sua entrada no Hospital de Amarante, e desde aí esta nutricionista desempoeirada não mais parou. Soube há dias pelo blogue do Helder Barros que a Alexandra voltou a ser reeleita para o cargo de Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas e que iniciou por isso o seu 4º mandato à frente daquela associação. Não me espanta. É que muito embora não a conheça profissionalmente, pois felizmente nunca necessitei dos seus serviços, conheço a Alexandra há muitos anos e sei do que a casa gasta. A Alexandra é uma pessoa exigente a começar consigo própria, é calma, pacata, responsável, competente, boa pessoa, sempre pronta a contribuir para consensos e soluções, educada, simpática, sóbria, esforçada, trabalhadora e durante todos estes anos vi-a sempre igual a si própria. Por tudo isto, e porque não há duas Alexandras, só posso inferir que profissionalmente a Alexandra é tudo o que atrás mencionei mais tudo de bom que me esqueci de dizer. Por isso foi sem espanto, mas com enorme satisfação, que soube da sua reeleição. E é com enorme orgulho que me considero sua amiga e lhe deixo aqui os meus mais sinceros parabéns e votos de bom trabalho para esta amarantina à frente da legião constituída pelos nutricionistas portugueses.

Claro que para mim a Alexandra Bento será sempre a Xana. E muitas vezes a Xaninha.

1 comentário:

Helder Barros disse...

Corroboro na totalidade!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.