quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comportamentos Exemplares

Comportamentos Exemplares

Hoje foi dia de teste para os adolescentes que me saíram na rifa este ano lectivo. E, vai daí, hoje foi dia de registar comportamentos verdadeiramente exemplares durante toda a realização dos ditos. Os testes realizaram-se em absoluto silêncio, sem zuns zuns, nem riscos de torcicolos com espreitadelas mais ou menos descaradas, mais ou menos improváveis, com raras solicitações de esclarecimento de uma ou outra dúvida.
Impossível não registar aqui, para memória futura, o comportamento maduro destes meus alunos do 7º e do 8º.
Quando as vozes que se ouvem são, na generalidade, de queixas de má educação, de comportamentos mais do que irreverentes, de violências verbais e até físicas, de não acato de ordens do professor, de distúrbios mais do muitos... impossível deixar passar em claro este dia exemplar em que os meus alunos se comportaram como verdadeiros "Senhores".
Agradeço-lhes a atenção e o cuidado, antes de mais nada com eles próprios. Para que possam progredir, e realizar aprendizagens relevantes, um clima de aula pacífico, calmo, descontraído, ordenado e organizado é absolutamente indispensável. É o que temos tido desde o início do ano e hoje não foi excepção. Hoje registo-o.
A aprendizagem, em contexto de sala de aula, é incompatível com a balda, a rebaldaria e a desordem.
Para rebaldaria já nos chegam muitos dos políticos a espatifarem o país de Norte a Sul, de Este a Oeste.
Não, nós não vamos por aí!

4 comentários:

Unknown disse...

Muito boa tarde Dr.ª tenho reparado que publica fotos de alunos seus entre as quais esta, onde está o meu filho nitidamente visível de perfil. Como não assinei nehum documento a autorizar publicação das mesmas pedia o favor de a retirar a foto e não voltar a fazê-lo nem a referir nomes de alunos. É uma situação muito grave e sobretudo perigosa isto que está a fazer, a expor jovens de menores.
Só não me identifico porque não quero que tome o meu filho de ponta, mas como pessoa inteligente que é deve saber que faria o mesmo pelos seus.
Com simpatia...

Unknown disse...

Espero que compreenda a situação e não interprete mal as minhas palavras

Anabela Magalhães disse...

Peço desculpa e vou retirar de imediato. Achei, sinceramente, que nenhum miúdo podia ser identificado. Inclusivamente ampliei a fotografia e achei mesmo que não eram perceptíveis as suas fisionomias.
Evidentemente que qualquer pai reconheceria o seu filho, mesmo de costas...
A fotografia será retirada de imediato e mais uma vez peço desculpa pelo sucedido, apesar do meu extremo cuidado de não expor absolutamente nenhum aluno, exactamente pelas razões que aponta.
Agradeço-lhe o reparo.
De resto jamais tomaria o seu filho de ponta porque em absoluto não é o meu modo de estar e de actuar.
Espero que pelo menos tenha ficado agradado com o teor do meu post sobre o comportamento exemplar também do seu filho.

Anabela Magalhães disse...

Compreendo perfeitamente, não interpreto mal e estou absolutamente de acordo consigo.
garanto-lhe que ampliei a fotografia e não considerei ser possível a alguém que os não conheça identificar quem quer que fosse. Só por isso publiquei.
Peço desculpa.
E logo eu que sou bem cuidadosa com a possível identificação dos miúdos... :(
É que, de facto, todos os cuidados são poucos na rede relativamente aos mais desprotegidos.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.