segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nova Página

Nova Página

Hoje foi dia de iniciar uma nova página web, que pode ser visitada aqui, dentro do sítio já anteriormente apresentado onde alojo/alojarei as minhas apresentações em PowerPoint e que se encontra aqui.
Não só neste blogue, mas também na minha página de recursos ou mesmo no meu portefólio digital, aproveito para partilhar críticas e saberes acumulados e que decorrem de uma prática docente que já vai algo longa.
Hoje foi dia de atestar por escrito o ridículo de uma carga horária semanal, composta por um único bloco de 90 minutos, que me obriga a correr que nem uma doida para conseguir cumprir um programa completamente desajustado a esta carga horária. A bota não condiz de todo com a perdigota. O que é simplesmente ridículo!
Deixei escrito:
"Esta página contém instrumentos de avaliação formativa, por mim concebidos e elaborados, das aprendizagens realizadas pelos meus alunos do sétimo ano de escolaridade.
Muito gostaria que o Ministério da Educação me disponibilizasse tempo lectivo suficiente e compatível com um trabalho que passaria pela realização destas mesmas fichas em contexto de sala de aula mas, atendendo a que à disciplina de História apenas está atribuído um bloco semanal de noventa minutos no sétimo ano, tal desejo revela-se uma completa utopia.
Esta foi, pois, a forma que encontrei para contornar um problema que se me coloca diariamente enquanto docente, e para o qual o Ministério da Educação, lamentavelmente, não está sensibilizado."

27 comentários:

Helder Barros disse...

Parabéns Escorpião!
Bonita Página, sempre na vanguarda!
Quanto ao Ministério, esquece... eles não percebem nada disto!

Ricardo Pinto disse...

Grande mulher,nunca para de trabalhar! Ainda bem que a tive como professora, acho que foi a minha musa inspiradora!

Ricardo Pinto disse...

Só falta mesmo a publicação de um livro! Temos de ver isso...

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Helder!
Ficou sóbria, não ficou?
Já sabes que é uma das minhas preocupações: material sóbrio, arrumadinho, organizado, clean...
Ainda vou precisar dos teus serviços informáticos, não te esqueças. Já tentei colocar o contador... mas só me apareceu o código copiado e nada de números!
Não consegui atinar! Vou mesmo precisar de ti! :)
Beijocas companheiro!

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... sabes que eu acho que a esmagadora maioria dos alunos que foram meus um dia ficam com essa ideia associada à minha pessoa?
Eu gosto mesmo de trabalhar... pelo contrário detesto quando me obrigam a encher chouriços e me fazem perder o meu precioso tempinho!
Ai achas que sou a tua musa inspiradora, Ricardo?!
Mas que grande responsabilidade!
Beijinho
Ah! E quanto ao livro... já não me chegava o Helder... kakakakaka

Ricardo Pinto disse...

Se houver lá no livro um espaço dedicado a alunos quero estar na vanguarda, quero dar o meu testemunho... em relação à minha «nenuco». Já que estamos no Natal, a anabela é o meu nenuco,...

maria eduarda disse...

Parabéns Anabela.
Sempre na procura da tua riqueza interior, para a poderes partilhar!

Anabela Magalhães disse...

Tu não te estiques, Ricardinho! Tu não te estiques! :)

Anabela Magalhães disse...

Bigada, milhé!
Há ainda muita gente no ensino para quem isto dos computadores é um bicho de sete cabeças...
Aqui vou deixando o meu testemunho de pessoa banal, que há bem pouco tempo era uma completa totó e que, aos poucos, se vai modernizando!
Continuo a partilhar. Apesar das bocas, que eu sempre fui muito senhora do meu nariz! Kakakakaka

Ricardo Pinto disse...

Estou a ser humilhado em praça pública. Já não posso tratar a minha anabela por minha bonequinha, nenuco, ... a minha querida professora de história.
Vou chorar! Ninguém me defende...
Ó A. Magalhães, isto é só falta de miminhos da professora nada mais, acalme-se.
Mas sabe como é. já não a vejo fisicamente há mais de 3 anos
Muita coisa!

Anabela Magalhães disse...

Bem que eu te disse para não te esticares.
Já 3 anos?
Sabes que eu nem sei se te reconhecerei?
Tu eras muito pequenino quando foste meu aluno... depois ainda nos fomos vendo na ESA... já três anos?!
Sabes o que te digo? O tempo passa agora mais rápido do que nunca!

Ricardo Pinto disse...

eu quando passo à porta de sua casa bem me ponho a ver se a vejo, mas nada, só gatos pela ruela abaixo, mais Janeiro, se tiver livre depois dos exames, vou combinar e vou passar um dia consigo à eb 2 3 amarante. Vou dar aulas consigo uma tarde... Ah, que me diz...

Ricardo Pinto disse...

Já tenho saudades do livro de ponto. Ainda é vermelho?
Vou ter que ir conhcer a nova sala de história... assistente convidado, nem qu etenha de pedir à dina.

Anabela Magalhães disse...

Serás sempre bem vindo na minha/tua sala. Por acaso acho que não era naquela que te dava aulas. A sala 4.6 era a sala da turma do Luís, da Carina, da Patrícia... olha, estive com ela há 15 dias, a queixar-se do curso de direito... kakakakaka... diz que estuda muito... e continuando da Rafaela, do Sérgio... lembras-te deles?

Ricardo Pinto disse...

essa era a sua direcção de turma de 7 e eu ja andava no 9.º ano, mas sei quem é, a rafaela não era a que não falava?
Eu tinha aulas naquelas viradas para a cantina à beira CN4 e a seguir, eu vou ter la consigo, vai ser giro, mas depois combina-se

Anabela Magalhães disse...

Ah! Esqueci-me do livro de ponto!
Agora é laranja! Graças a deus que não é cor-de-rosa!

Anabela Magalhães disse...

Pois era. Aquela escolinha é mesmo familiar... olha como tu te lembras!
Sim, a Rafaela é surda, numa família de surdos, mas não falava, não... sabes que vou encontrando a mãe e lá vou sabendo por ela, com alguma dificuldade, que ela está bem e está emigrada, ao que sei na Suiça.
É um gosto ir sabendo de vocês.
Aparece a uma sexta, pelas 3 da tarde, assistes à minha aula com a arqueóloga!

Ricardo Pinto disse...

vai uma arqueóloga ás suas aulas. viva o luxo!

Anabela Magalhães disse...

Tu não me digas que não leste um dos posts mais giros que eu escrevi sobre alunos?!
Ora lê aqui http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/10/arqueologa.html

Ricardo Pinto disse...

Já sei, já me lembro, nem preciso de ver, a que foi desenterrar o cão.. que giro, para Janeiro me aguardem...
Bj vou nanar...

Anabela Magalhães disse...

Essa toda, Ricardo! Kakakakaka
Fica bem
Bjs

Em@ disse...

Parabéns Nenuco! eheheheh
Por esta é que não esperava eu Ricardo. eheheh

Anabela Magalhães disse...

Acho que ele já nem sabia o que dizia... cheio de soninho, o rapaz! kakakakaka
E olha que eu também fui apanhada de surpresa! Nenuco! Onde já se viu!

Em@ disse...

Nem imaginas o que eu já gargalhei aqui com esta.
Ai..ai!
...
Porque depois enjoei.
Tentei, mais uma vez, entrar no blogue do Hélder e fico com o pc bloqueado. Ele armadilhou-lhe a entrada??? Não me quer lá? Tou :(
É que nem me psso fazer seguidora dele como me disseste , para que depois ficasse mais fácil. Ainda não vi a cor da casa dele. Fóoooooonix!

Anabela Magalhães disse...

Pois não é fácil!
Vou-lhe fazer chegar as tuas queixas. Quanto à cor da casa dele... kakakakaka... é azul que ele é um dragão dos sete costados!

Em@ disse...

*...posso
*...fazer-me

Anabela Magalhães disse...

Ah! Tenta de um computador fixo.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.