sábado, 6 de março de 2010

A Palavra a João Pereira Coutinho

A Palavra a João Pereira Coutinho

06 Março 2010 - 00h30
A voz da Razão

Adolescentes e pitbulls

Uma pergunta: se os donos de animais perigosos são responsabilizados pela irracionalidade dos bichos, por que motivo não se responsabilizam os pais pelo comportamento selvático das suas crias na escola? Sim, eu sei: um pitbull não é um adolescente.
Mas a comparação, longe de ser ofensiva para os adolescentes, é sobretudo ofensiva para os pitbulls: com trela e respectivo açaime, o pitbull sempre serve de alarme e companhia. Um adolescente selvagem, que tem por hábito agredir e destruir o que apanha pela frente, não serve para grande coisa, excepto para levar um rapaz de 12 anos, cansado de apanhar, a suicidar-se no Tua.
Por isso aplaudo a iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais que pretende responsabilizar os encarregados de educação pelo comportamento criminal dos filhos. O aluno vandaliza o património? E até usa armas contra professores ou colegas? A família que pague e, no limite, que deixe de receber os subsídios sociais da praxe. Quem não controla rebentos que rebentam, também não tem grande direito a rebentar com o erário público.

João Pereira Coutinho, Colunista
Daqui via O Cantinho da Educação.

Subscrevo as palavras de JPC. Aliás, já em tempos assinei uma petição neste sentido, elaborada por um colega de História e que foi criticada pelo Albino, aquele que agora defende o que na época rejeitou. Confuso? Não. É apenas Portugal no seu melhor! E é certo... sobre a dita já passou um ano... UM ANO!!!

2 comentários:

maria eduarda disse...

Excelente texto Anabela! Subscrevo-o todinho.
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Eu sei que sim, Dudú. Aliás tu também foste uma das subscritoras da dita petição.
Quanto ao Albino não a assinou. pelo contrário, criticou-a. E agora apresenta-se como o descobridor da pólvora seca... cavalgando a onda... seguindo aquele velho costume tão português do "Depois de casa assaltada, trancas à porta!"
Já pouco não me enoja...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.