quarta-feira, 10 de março de 2010

Desabafo - A Palavra a Ana Sanchez

Desabafo - A Palavra a Ana Sanchez

Chamo-me Ana Luísa Sanchez, sou professora de Educação Física do 3º Ciclo, do Quadro de Escola e, pelos vistos, tenho o azar de mudar de escalão durante o ano de 2010.
Na passada 6ª feira tive uma reunião com o Director do meu Agrupamento, para a qual foram convocados os Professores Contratados e os Professores que mudam de escalão durante este ano civil. Os boatos passaram a informação formal! Todos nós temos que realizar, neste ano lectivo, uma apreciação intercalar nos moldes da Avaliação de Desempenho do ano passado, sem sequer contar para a nossa real Avaliação de Desempenho, pois servirá apenas para podermos mudar de escalão (para os contratados nem percebo para que é que serve). E, quando saírem as novas regras para a Avaliação de Desempenho, que a Sr.ª Ministra diz saírem em Abril, teremos que realizá-la da mesma forma que todos os outros colegas.
Fiquei revoltadíssima e, desde essa reunião, que não paro de pensar em como tudo isto é ridículo. Vejamos:
- Como temos que ser avaliados mais cedo do que os colegas, devido à mudança de escalão, pedem-nos que sejamos sujeitos a uma Apreciação Intercalar (até aqui tudo bem);
- Passei o ano lectivo transacto a lutar contra o modelo de Avaliação de Desempenho do anterior governo. Fiz greves, fui às manifestações e não entreguei os objectivos individuais;
- Quando o novo governo tomou posse, em Outubro de 2009, a nova Ministra da Educação anunciou que o modelo de Avaliação de Desempenho iria ser alterado, pois eram necessárias alterações para que este se tornasse mais justo e aplicável. Vitória!!! (acreditemos ou não que essas alterações sejam feitas);
- Chega às escolas um ofício a pedir para suspenderem a Avaliação de Desempenho dos docentes até chegarem as novas regras; e agora pedem-me para realizar a Avaliação de Desempenho do ano anterior, aquela que vai ser alterada por não ser justa, aquela que vai ser alterada em Abril.
Isto para mim não faz qualquer sentido e, tenho a certeza, que não sou a única a pensar da mesma forma. Foi por isso que resolvi escrever este desabafo.
Não é, obviamente, pelo trabalho que dá fazer os objectivos individuais. Para a maior parte de nós, basta copiar os do ano passado (bem sei que, infelizmente, alguns Directores das escolas, se esqueceram que são professores e não elaboraram os objectivos para os colegas que não os entregaram, o que não teve qualquer efeito, pois esses professores foram avaliados como todos os outros). Mas basta copiar, fazendo algumas alterações. Como disse, não é pelo trabalho que dá fazer os objectivos ou preencher a ficha de Auto-avaliação. É por uma questão de princípio! Se, no ano lectivo anterior, este modelo de avaliação não fazia sentido, este ano, com a chegada iminente das novas regras, é no mínimo ridículo pedirem-nos que o façamos.
Quanto aos colegas contratados, parece-me ser exactamente a mesma situação, pois nem eles nem nós temos culpa que o novo modelo de Avaliação de Desempenho ainda não tenha saído.
Por tudo isto tomei a decisão de fazer o requerimento a pedir a Apreciação Intercalar, mas não vou entregar os objectivos individuais. Fazê-lo era ir contra mim mesma, contra a minha opinião sobre este modelo de avaliação, deitar fora todo um ano de luta, baixar a cabeça apenas porque vou mudar de escalão. Medo??? Não! Nunca! Sou fiel àquilo que penso e isso deixa-me de consciência tranquila.
Espero sinceramente que, caso estejas na mesma situação que eu e que tenhas lutado contra este modelo, tenhas o mesmo pensamento.
Obrigada por escutares o meu desabafo!
Portimão, 8 de Março de 2010
Ana Sanchez

Nota - Com os meus agradecimentos ao João Vasconcelos!

6 comentários:

Em@ disse...

Eu acho que está tudo louco, ponto, parágrafo.
A colega Ana Sanchez que não stress, porque não tarda há ordem de internamento compulsivo para esta loucura que anda por aqui à solta! Fóoooooooooonix!

Reverendo Bonifácio disse...

Olá minha cara, a mim já só me dá para rir... que quereis, acho que Gil Vicente faz cá uma falta do caneco!
Cá eu estou numa situação ainda mais curiosa, caricata e risível. Por erro da secretaria só ontem é que soube que afinal não tinha subido em 2009 mas devia subir em 2010 - atenção que não é uma crítica ao seu funcionamento, eu nem sequer digo que errar é humano, costumo dizer que "só quem nada faz é que não se engana", para mais confiando nos sistemas informáticos que invadiram a organização escolar- claro que não entreguei requerimento, mas qualquer que seja a solução do caso, certamente que não farei OI.
Um abraço

Anabela Magalhães disse...

Está, Em@, está tudo pifadinho!
Eu própria já estou meia e de olhos completamente em bico que estive a lançar notas nos meus grelhados e como sou meia pitosga estás a ver a cena!
Fóooooonix!

Anabela Magalhães disse...

E é verdade, Reverendo, a falta que nos faz Gil Vicente a chamar os bois pelos nomes alto e bom som!
Raispartam os políticos incompetentes!
Bj e dá um por mim, com saudades, à Elsa D.

Reverendo Bonifácio disse...

Darei, darei que a cachopa anda meio atrapalhada com tudo e mais alguma coisa; inclusive com uma turma de EFA do nocturno... que é outra "invenção linda", para as estatísticas, é claro.

Anabela Magalhães disse...

Bigada!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.