terça-feira, 25 de outubro de 2011

JN - Aula Magna - História em Movimento


JN - Aula Magna - História em Movimento

É com muito orgulho que partilho com os meus leitores o link para o novo blogue do Jornal de Notícias, dedicado a Projectos Inovadores na Área da Educação, chamado Aula Magna.
A professora "formiguinha" que é formiga nunca se esquecendo de também ser cigarra, está lá com o seu projecto "História em Movimento", concebido durante as férias de Verão do ano de 2010, pois esta professora, euzinha, mistura trabalho e lazer em três tempos e com um gosto a cada dia renovado.
Pois é, santos da casa parecem não fazer milagres e há sempre gente disposta a menosprezar o nosso trabalho e a não fazer qualquer esforço para o entender, para o acompanhar, até para minimamente o conhecer. E deviam. Principalmente quando têm funções de avaliação.
A culpa não é minha, por certo, que divulgo o meu trabalho, os meus projectos, os meus blogues, as minhas páginas web, por aqui e por ali, tudo à distância de um clique, mas sempre num registo de ponderação e sem nunca andar de megafone em punho a azucrinar ouvidos mais sensíveis e, quiçá, mais atentos a outro tipo de informação que não esta. Talvez novelas. Talvez futebóis.
Lamento.
A professora "formiguinha" também tem dias ácidos e corrosivos. E este nem foi um deles.
Se fosse, racharia de cima a baixo situações indecorosas até dizer chega.

Obrigada, Fernando Basto, pelo alento profissional.  E obrigada por me encostar ao António Câmara, apenas o líder da YDrems...
É, haja paixão.

Nota - O Aula Magna também teve divulgação aqui.

23 comentários:

RICARDO PINTO disse...

"A professora formiguinha". Lamento mas esta metáfora não está completamente correta. Ao contrário da formiga que trabalha de verão para ter de comer de inverno na sua toca, esta senhora, que outrora foi minha professora, é alguém que trabalha o ano inteiro.
Como é bom vê-la a ler a sua revista numa esplanada em pleno largo de S. Gonçalo, alguém que mesmo no seu pouco tempo livre se preocupa em se manter atualizada.
Um beijinho muito especial e só falta mesmo um programa em TV. Pronto eu sei, isso fora de questão... não gosto de ouvir a sua voz, mas dá a palavra a quem mais precisa...
Até já... Bj

Contra.facção disse...

E Parabéns! Quase que era prenda de anos. Só o trabalho cria riqueza...

Anabela Magalhães disse...

Ora viva meu querido Ricardo, agora por aqui... depois de já nos termos cruzado no face... eheheh...
Pois, tu conheces-me, muito embora antes da fase tecnológica. Garanto-te que as minhas aulas estão agora bem mais interessantes... garanto-te.
Porque eu não páro nem me param. E não me deixo abastardar.
Beijinhos e obrigada por passares por aqui.
Ah! E continuo a não gostar de ouvir a minha voz... gosto muiiiiito mais de a expressar por aqui...

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Miguel! A bem dizer é a segunda prenda de anos no dia de anos da minha filhotinha... eheheh...
Há quem não entenda isso que escreves... que só o trabalho cria riqueza...
Beijinho, Escorpião!

Anónimo disse...

Muitos parabéns por mais este reconhecimento do excelente trabalho que desenvolves como professora.Veio em boa altura, pode ser que esclareça alguns e informe outros.
Bj
Flora

Manuel Gonçalves disse...

"Os cães ladram e a caravana passa!"

É inspirador ver trabalho inovador como resposta à tacanhez dos feudos avaliativos, onde alguns se colocam em bicos de pés sob a capa do poder. É vê-los pregar d'alto, mas com dificuldade em formatar um pequeno texto do word!

Educar é dar oportunidades e liberdade de escolha, de local e de tempo.

As aulas sem berros e "na paz do senhor" são o reconhecimento imediato do trabalho e paixão aplicadas na aula!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelas tuas palavras, Flora! Sabes o que te digo? No final alguém terá de viver para sempre com os actos indignos que praticou. Independentemente de tudo o resto... estou a marimbar-me! Que se lixe! O trabalho continua! Ontem, hoje, amanhã... eheheh

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Manel, pelas tuas palavras de apoio. De muito apoio. Em tempos que já lá vão foste meu aluno e eu tua professora... ainda verde como o raio que me parta... eheheh... e agora és já meu colega de Escola! Estou a ficar passada... eheheh... mas, passada ou não, gosto muito de te ter ao meu lado. Tomara que todos fôssemos decentes.
Continuarei a trabalhar...

gabrielvboas disse...

É um destaque mais que merecido. Feliz da escola que tem uma professora com o teu nível científico, pedagógico, cultural e humano.
É um orgulho ser teu colega e teu amigo.

Helder Barros disse...

Parabéns, Miss PowerPoint... looooooool

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Gabriel, pelas tuas palavras de apoio onde eu me enrosco.
Sabes como encaro isto? Apenas com a certeza que terei de fazer mais e melhor amanhã... é por isso que eu não páro. Tal como te disse há dias, pararei quando morrer e, porra! como o farei contrariada!
beijocas

Anabela Magalhães disse...

Muiiiiiito obrigada, Helder Barros! Quantas lutas, Amigo! Sem nunca desistir, sem nunca baixar os braços. Não me abastardarão.
Beijinhos

Hélio Matias disse...

Sou de outro tempo e venho de outra geração, onde tudo era diferente, mas onde também havia inovação e aí...também me considerei um Professor que fazia por estar com um "pé à frente".
Mas a Anabela deixou na minha opinião de ser um "caso Amarantino" para tomar dimensão nacional, e digo-o com consciência, ao constatar a frequência com que é citada pelo Publico...Jornal de Notícias...sei lá eu(como diz uma das minhas netas)!
Envio-lhe daqui uma palavra afectuosa de incentivo e persistência, porque pese a mediocridade reinante não obriga a que todos "dobremos a servis" e aí...estamos bem defendidos, aliás faço-lhe uma proposta: que deixe de ser a formiga para ser a formigarra
- trabalha como a formiga mas... "canta" como a cigarra.
Continue porque tem SABER...IMAGINAÇÃO e...GOSTO!
PS. Ah é verdade...parabéns aí para casa, pois não consegui descobrir para quem eram!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Hélio, por passar por aqui e deixar rasto neste dia que para mim é feliz. Em primeiro lugar faz hoje 28 aninhos que pari uma Joaninha... eheheh... e agora, enquanto ela não me transforma em abuelita, ando para aqui a parir trabalho sem fim. E, incrível, gosto! Não é esquisito?
Hoje estou mesmo mazinha... e o que é isso de eu ser citada no Público, no Expresso, no JN ou no DN... sei lá eu... para quem não passa da Maria e da Bola? Eheheh...
Hoje já gargalhei de caramba!
Beijinhos, avô blogger!

Bea disse...

Parabéns a quem merece, amiga! Os outros que se roam de "inbeja"...
bjs

Anabela Magalhães disse...

E esta inbeja é uma coisa tão feiiiiia. Mas não é nada que me espante. Por cá continuo, a acumular trabalho muito, e alguma sabedoria, com os anos.
Obrigada pelo apoio, Tiza!
Beijocas

EMD disse...

Parabéns triplos, querida amiga blogosférica: pela Joana, que será, sem dúvida, a tua melhor obra de parceria; por mais este destaque (e que destaque!) ao teu trabalho de "formiguinha-cigarra"; e pelo(s) mimo(s) tecnológico ou não, que são apenas fruto da boa terra onde cai a tua semente partilhadora.
Agora, que chegou o cinzento inverno, fico feliz por teres estes raios de sol a iluminar os teus dias.

Um abraço grande, amiga :)
Elsa D

Unknown disse...

Muitos parabéns por ver o seu trabalho reconhecido por outros ... é o maior prazer além da nossa própria satisfação do trabalho realizado com competência e prazer. E um sucesso puxa outro ... a vida não pára a não ser quando termina ...

Bjs

Anabela Magalhães disse...

Muitíssimo obrigada por passares por aqui, Elsa D, vinda da longínqua e já fria Covilhã.
A minha melhor obra foi a minha filha, sem dúvida, minha e do pai dela... eheheh...
Quanto a estas paridelas de trabalho, é certo que deixam uns quantos perturbados, mas é gente que não me interessa, tu sabes, e sem a qual eu vivo muiiiiito bem.
Aliás com a idade vamos aprendendo a ganhar defesas e eu já aprendi muito ao longo destes quase 50 anos de vida.
Confesso-te que foi saboroso abrir a caixa de correio electrónico e ver o mail do Fernando Basto... foi que nem ginjas no contexto em surreal da ADD em que vivo/em que vivemos.
Beijocas, Linda, e votos de saúde muita...

Anabela Magalhães disse...

Palavras ajuízadas, Black, que deviam ser lidas por uns quantos pasmados e pasmadas que queimam a vida sem nada produzir.
Que lata! Que desperdício!
Beijinhos... ah... e já passou da fase das ervas daninhas?

Maria disse...

Bem…vamos lá. Não gosto muito de escrever, mas esta senhora professora merece isso e muito mais. Também sou professora de História, embora quase não lecione essa disciplina que também adoro. Também porque, nos últimos anos tenho “mergulhado” muito mais nos meandros do Teatro. Esta senhora conheci-a há uns meses quando li-a o “profblog”. Reparei que ela fazia um trabalho extraordinário e, como não sou lá muito envergonhada na net (afinal ninguém me vê ruborizar, nem gaguejar, nem ficar sem jeito) decidi escrever-lhe e , para meu gládio, ela foi de resposta rápida , rápida e franca. Fiquei “apaixonada” pelo carácter voluntarioso, apaixonado, dedicado que esta senhora professora apresentava. Posso dizer que conheço muitos professores, alguns que deveriam ter vergonha de ostentarem esse nome, mas outros, poucos e cada vez menos, como a Anabela, deveriam ser chamados senhores professores, porque fazem da nossa profissão uma devoção. Obrigada Anabela por fazeres acreditar que ainda é possível continuar a estar apaixonada pela fantástica mais profissão do mundo.
Maria do Sul…rs

Anabela Magalhães disse...

Agradeço-te as palavras, Maria do Sul. Reconheceste-me como uma pessoa "rápida" e "franca" porque é assim que eu sou.
Continuaremos a partilhar estratégias para as nossas aulas, tu e eu, eu e tu, sem ainda nos conhecermos pessoalmente... sei que quando isso acontecer será como se estivéssemos a olhar para velhas amigas que se reencontram.
beijocas

Maria disse...

Ai, valha-me Deus, mesmo a mim que sou agnóstica !!
Então não é que já escrevo com erros e troco palavras nas frases?
Onde se lê "li-a" é lia e obviamente que é estar apaixonada pela profissão mais fantástica do mundo e não o contrário.
Bem...rápida eu não sou, até porque sou alentejana e gosto de fazer tudo o que me dá prazer devagar e devagarinho e , como sabes sou meio despassarada e desorganizada, mas gosto de partilhar e criar...como tu embora com uma grande desvantagem...sou desorganizada e tu és a organização em pessoa.
Abraços
Maria

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.