terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CEF - Pastelaria/Panificação - Dia dos Namorados

Carinhos de Aprendizes de Padeiros/Pasteleiros - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


CEF - Pastelaria/Panificação - Dia dos Namorados

Este post é inteiramente dedicado aos alunos da minha direcção de turma, alunos que lá vão progredindo positivamente desde o início do ano, uns mais rapidamente do que outros... uns mais lentamente do que outros... confesso, sou uma sarna e recuso-me a largar-lhes o pé e é exactamente por isso que hoje lhes escrevo uma carta pública.
Inicio-a fazendo apenas o ponto da situação - a semana passada não tiveram aulas comigo, andando completamente "à solta" sem o controlo aqui da DT. Esta semana retornei e eis que hoje chego à aula com uma mensagem de trás da orelha - pois quero as vossas cadernetas para enviar uns recadinhos aos vossos encarregados de educação... sustos... protestos... mas nós não fizemos nada, professora! Mas, professora, ninguém foi ao GA!... eheheh... Gabinete do Aluno, para quem não domina a nomenclatura!
Pois por isso mesmo, alunos meus, na próxima aula, e a manter-se este tipo de atitude, levareis todos elogios rasgados escritos aqui pela Je para que os vossos encarregados de educação se encham de orgulho dos vossos progressos, arrancados a ferros, eu sei! conseguidos desde o início do ano.
Além do mais, como poderia eu deixar em branco os maravilhosos bolos com que hoje presenteaste a comunidade educativa em Dia de Namorados? Como poderia, hoje, deixar de vos agradecer o cuidado e a simpatia para com os alunos, funcionários e professores que experimentaram hoje tão deliciosas e belas iguarias? Sei que passareis por aqui. E por isso hoje quero dizer-vos que estais no bom caminho. Este caminho quer-se percorrido de forma responsável, decidida, honesta, íntegra. Iniciado em Setembro de 2011 só terminará em Julho de 2013, assim vós o queirais. Não é fácil, eu sei, mas não é impossível. E é este esforço que vos exijo... somente este... especialmente hoje, em Dia de Namorados para que, chegados ao final do curso, estágio e PAF cumpridos com sucesso e dedicação, nos possamos divorciar amigavelmente tal como aconteceu com outros alunos de CEF, em anos anteriores.
Os meus agradecimentos a todos sem excepção... mas... obrigada Abel por conseguir entusiasmar esta gente, obrigada João por idealizares os corações que hoje palpitaram  escola fora forrados a chocolate branco... huuuuummm.... huuuummm... huuuumm... regados com bom gosto e pintalgados com carnudos morangos da cor da vida.

Hoje falei-vos da minha avó Luzia, avó por quem sempre nutri um carinho muiiito especial e falei-vos dos conselhos que ela me dava, amiúde, repetidamente... e que eu vos reproduzi, exactamente iguais, passados tantos tantos anos apenas porque continuam tão válidos ontem como hoje.
Podem conhecê-la clicando aqui.

8 comentários:

António Pereira disse...

No meio de tanta desmotivação, burocracia e desrespeito pela profissão, é gratificante ver o carinho que tem pelos seus alunos e a vontade que tem que eles "cheguem lá".
Mais mês menos mês, devo mudar de vida, pois pedi aposentação muito antecipada em junho passado. Saudades? Já as tenho também antecipadamente... Mas apenas de muitos colegas e de todos os meus alunos (EFAs).
Que essa força e entrega que as suas palavras revelam permaneçam!
Abraço.
António Pereira

luciano disse...

tanta coisa bonita que nos fizemos ??!
espero que quem visite este blog goste daquilo que o 1ºPA fez
comentem como eu comentei

Anabela Magalhães disse...

Tenho, António, entre nós há mesmo um caso de amor assolapado que mais se assolapa quanto mais os casos são bicudos e difíceis. Confesso que não gosto de desistir deles, muito embora por vezes tenha de ser, desistirmos de um para salvar o grupo... todos já o fizemos... enfim, detesto!
Quero que eles cheguem lá! Aliás, exijo-lhes. Principalmente por eles... mas também por mim... eheheh... quero-me de consciência o mais tranquila possível.
Quanto à sua reforma muito antecipada e às reformas muiiiito antecipadas de tantos, também na minha escola... olho para elas com uma pontinha de inveja, confesso. Amando a minha profissão e o meu país profundamente, por vezes penso que me divorciaria deles agorinha mesmo e fico a pensar... o que é que estes "governantes" estão a fazer connosco? O que é que tanta gente está a fazer consigo própria num abastardamento sem fim?
Eu costumo ser muito enérgica... movimento e energia... que nunca me faltem.. também é o meu desejo... eheheh
Abraço, António! Ah! E agradecida, muito, pelo seu comentário...

Anabela Magalhães disse...

Tanta coisa bonita de vocês fizeram, Luciano! Esta que aqui se vê... e toda a que é invisível aos olhos menos apurados... esta a mais importante! "O mais importante é invisível aos olhos" não te esqueças!
De resto, quantos progressos, aluno meu!!! Não é incrível se olhares para trás... para ti lá atrás??...
Quantos progressos! Hoje estou contente. Muito por vossa causa, muito por tua causa.
Beijinhos e fica bem!
Ah! e foi lindo teres passado por aqui e teres deixado pegadinha...
Ah! E já conheceste a minha avó Luzia? A que só me dava bons conselhos... e era linda de morrer?

filipe disse...

está muito bonito o bolo do 1 º PA

filipe disse...

Hoje a nossa turma portou - se muito bem dá - se muito melhor a aula sem interrupções

Anabela Magalhães disse...

Estava muito bonito, Filipe, e estava muito bom... quando o conteúdo não defrauda a aparência... huuuuummmm... maravilhooooso!
Beijinhos!

Anabela Magalhães disse...

Que é que eu vos digo desde o início do ano? Já acreditais em mim?
Estás a ver, saímos todos contentes... eheheh... eu e vós, vós e eu... não é bom quando assim é?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.