domingo, 5 de outubro de 2014

5 de Outubro - Dia do Professor

Aula de História - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
5 de Outubro - Dia do Professor

Hoje, no Dia do Professor, dia em que não tarda nada estarei em Lisboa onde serei o que sou, Uma Orgulhosa Professora da Escola Pública Portuguesa... apesar de Crato, apesar das malfeitorias quotidianamente perpetradas contra esta mesma Escola Pública que tanto custou a erguer mas que pode ser destruída em três tempos, partilho os restos das minhas aulas de 7º ano, passadas às voltas com o processo de hominização e algumas das mais importantes conquistas dos hominídeos ao longo do seu processo evolutivo - a conquista da bipedia e da verticalidade, o aumento da cerebralização, o fabrico de instrumentos, o uso e a invenção do fogo, os sepultamentos, a ocupação do planeta, a invenção da arte.
Pois foi a propósito do fabrico de instrumentos que as primeiras caixinhas saíram do Armário Mágico de História, situado na Sala de História da EB 2/3 de Amarante.
As caixinhas contêm fósseis variados, amostras de sílex, calhaus rolados, instrumentos vários, um biface maravilhoso... e sim, esta professora é capaz de se armar em cabeleireira do Paleolítico e cortar cabelitos com sílex que mais parece a lâmina de uma faca... e sim, esta professora é capaz de quase quase fazer o fogo... viram as faíscas?! Pois, quase magia... eheheh...
E é assim que quero registar/comemorar o Dia Mundial do Professor, exactamente com estas aulas preparadas com muito carinho, que este ano estão muiiiito mais apuradas... porque parar é morrer e sim, eu vou parar um dia... mas vai ser muito contrariada.

Nota - Este material está disponível para todos os Professores de História do 3º Ciclo que dele queiram fazer uso. Por isso é que está na Sala de História. Caso contrário, estaria em minha casa e eu faria o que fiz durante anos por impossibilidade de o deixar em depósito nas escolas por onde passei - andaria de caixinhas para trás e para a frente, da minha casa para a escola, da escola para minha casa.

2 comentários:

Hélio Matias disse...

Parei...Olhei...Extasiei!
Ao tempo que não via um destes conjuntos que me eram familiares!
As tribolites...o coup de poing (é assim que ainda se diz?!)...e tantas outras referências que só quem com elas se "envolveu" as reconece.
Parabéns Sra. Professora de História...nenhum tempo nem Crato apagará tudo isto...porque se a "Cretinice" não tem limites nunca será no entanto limitadora!
Bem haja!

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... e viu os coprólitos?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.