terça-feira, 29 de março de 2016

Memórias de 08/03/08 - Paulo Guinote


Memórias de 08/03/08 - Paulo Guinote

Hoje foi dia de dar um saltinho prazenteiro ao Porto, mais concretamente à FNAC, para assistir ao lançamento do livro 08/03/08 - Memórias da Grande Marcha dos Professores, da autoria do Paulo Guinote.
É sempre uma satisfação escutá-lo e lê-lo por muitas e boas razões - porque nem sempre estamos inteiramente de acordo e isso é imensamente salutar, porque o Paulo Guinote é, de entre nós, o Professor por excelência que eu associo de imediato a um tempo de contestação que eu também vivi muito por dentro e que ele encabeçava como seu blogue épico chamado "A Educação do Meu Umbigo", porque ele tem opiniões e defende-as, às vezes com unhas e dentes, porque tem um discurso oral e escrito muito escorreito, descomplicado e informado, porque gosto, acima de tudo, da sua sinceridade.
Devo-lhe parte da minha sanidade mental. Naquele tempo de loucura em que a barca louca esteve entregue à barqueira louca, muitas vezes encontrei alento no umbigo dele.
Respondi ao inquérito, as minhas respostas também estão espalhadas neste livro assim como alguns dos meus escritos à época e que constam deste blogue aberto cerca de um ano antes e que eu não apaguei e que nunca mais revisitei, confesso, porque me dói ver o que fomos, porque me dói ver o que somos... apenas a sombra ténue do que fomos.
Hoje fui-lhe agradecer pessoalmente. Propositadamente também. De Amarante ao Porto... um pulinho apenas. Eternamente grata pela tua ajuda, Paulo Guinote! Por me teres adoçado muitos dias sofridos e ásperos.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.