terça-feira, 1 de março de 2016

O Trabalho Oculto de Um Professor


O Trabalho Oculto de Um Professor

O trabalho de um professor vai muito para além do trabalho em contexto de sala de aula, vai muito para além do trabalho desenvolvido no espaço escolar, vai mesmo muito além do trabalho desenvolvido em casa podendo até, em algumas circunstâncias, ser confundido com puro lazer.

Hoje aconteceu-me uma situação caricata e representativa deste trabalho oculto desempenhado pelos professores e que é apenas um pequenino exemplo de trabalho facilmente confundido com lazer.
Pela hora de almoço, entro numa grande superfície local e dou de caras com uma colega do pré-escolar... curioso... tu por aqui?! Beijinhos para cá, beijinhos para lá... e o que faziam por ali as duas madames roubando tempo ao seu precioso tempo de descanso marcado no horário e tudo?
Pois não é que trabalhavam? Pois por incrível que pareça, as duas madames zecas estavam mesmo em trabalho. Eu tinha ido à procura de miniaturas de animais de quinta para colocar na maqueta da casa de Çatal Huyuk que em breve será acrescentada ao espólio do Centro de Recursos da EB 2/3 de Amarante, a colega do pré-escolar foi escolher canecas para os miúdos pintarem preparando as prendinhas personalizadas para o Dia do Pai que em breve chegará.

E no entanto, quem nos visse por ali poderia até pensar que estas professoras têm mas é muito boa vida em termos de trabalho. Aliás, se o senso comum se deixar embalar pelos discursos e sinaléticas produzidos a torto e a direito pelos últimos ministros da educação, ao ver duas professoras às compras num dia de semana, mesmo se à hora de almoço, é mais do que certo que formulará tal raciocínio. E tal raciocínio poderá estar redondamente errado.

Certo?

Nota 1 - Poderia dar muitos outros exemplos deste trabalho docente que facilmente se confunde com lazer puro e duro na conversa que se tem numa qualquer esplanada combinando uma palestra ou uma visita de estudo, ou ainda na deslocação que se faz a uma cidade romana das proximidades procurando ajustar uma qualquer sessão de uma oficina de arqueologia experimental, ou ainda na conversa que se tem em plena rua, presencial ou via telemóvel, agendando uma qualquer exposição dirigida a uma parte da comunidade educativa ou até à sua totalidade... e ainda...

Nota 2 - Este post foi inicialmente publicado no blogue ComRegras.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.