sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Roleta Russa da Vinculação dos Professores


A Roleta Russa da Vinculação dos Professores

As hipotéticas regras de vinculação que presidirão à vinculação extraordinária de professores vão sendo alteradas ao sabor dos dias, dos apetites, dos caprichos e eu sei lá do que mais, fazendo com que os professores contratados, e que esperam vincular, ora cumpram requisitos o que os faria vincular, ora sejam excluídos por eles afastando-os de uma desejada estabilidade, um dia assim, no outro assado, sem que exista qualquer réstia de respeito pela parte emocional de cada um destes profissionais, alguns com mais de vinte anos de serviço.
E se seguissem as regras que estiveram em vigor anos a fio e que obrigavam a vincular pela lista ordenada ponto?! E se seguissem a lista graduada e se deixassem de frescuras?

Hoje estive com a J, professora contratada com mais de doze anos de serviço. Ontem o seu rosto irradiava esperança porque, pelas hipotéticas regras saídas a lume, vincularia. Hoje, o seu rosto espelhava a decepção porque hoje, pelas regras hipotéticas de hoje será excluída da vinculação.
Mas esta falta de respeito pelas pessoas tem jeito?! Será admissível?!
Não, do meu ponto de vista. Ainda para mais quando o ministério em causa é o da Educação.

Professores: entrada no quadro só para quem tem horários anuais completos em 2016/2017

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.