segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Formação - MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem"


Formação - MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem"

Tem início hoje, 16 de Janeiro de 2017, a 2.ª Edição da formação MOOC (Massive Open Online Course) “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” que resulta da iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE) e eu faço parte do grupo que tentará concluir esta formação muito direccionada para as Novas Tecnologias da Informação aplicadas à sala de aula que se quer arejada, inovada, melhorada, em movimento. Porque parar é morrer e nós não queremos estar mortos em vida, aqui estamos nós, uns quantos professores do Agrupamento de Escolas de Amarante, e ainda muitos outros de todo o país, aproveitando a formação que a tutela tem para nos oferecer.
Recorro às palavras de apresentação que podem ser lidas no seu contexto original se clicarem aqui. E deixo-vos o vídeo de apresentação deste MOOC para que se possam inteirar e, quem sabe, inscreverem-se numa próxima edição.
Quanto aos que hoje já partiram, desejo muito boa sorte a todos.

"Este MOOC pretende dar a conhecer um conjunto de ferramentas e metodologias, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN),
que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários
inovadores de ensino e de aprendizagem.  Com base em cenários inovadores que já foram validados
em projetos piloto de âmbito europeu, os formandos vão experimentar projetar atividades aliciantes
para a sala de aula, assim como refletir sobre o seu impacto no ensino e na aprendizagem. Serão
também introduzidas algumas ferramentas digitais úteis para as práticas pedagógicas e que podem
ajudar os professores a inovar na sala de aula. Os professores terão ainda a oportunidade de partilhar
ideias e atividades desenvolvidas ao longo do curso, colaborando na reflexão conjunta sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras nos diversos contextos educativos."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.