quarta-feira, 15 de março de 2017

Educação - Afinal Havia Outra...


Educação - Afinal Havia Outra...

Outra agenda, claro está! Política, claro está!

A capa é de hoje. A notícia também e foi escrita por Ana Petronilho. E hoje confirmou-se o que já todos sabemos e que não data de agora - que os políticos andarão sempre a toque de caixa das agendas políticas. E que nós, nas escolas, marcharemos atrás deles. A toque de caixa. Professores e alunos, alunos e professores.
Ora isto não está bem. Nunca esteve, não está e nunca estará. O que estaria bem era que as agendas políticas se subordinassem às agendas pedagógicas. E ponto final. E as agendas pedagógicas deviam reger-se por tempos mais longos que os ciclos políticos, em que todas as reformas a introduzir fossem extremamente bem preparadas e bem acauteladas, com tempos para implementação que não à martelada, tempos de maturação e tempos de avaliação e de ajustamento.
Não podemos continuar a alterar as políticas educativas segundo as agendas políticas de quem chega ao governo. Ora andamos a toque de caixa às voltas com os objectivos, ora escafedem-se os objectivos e atacamos as competências... mas eis que chega Crato e pumbas! é a vez de se escafederem as competências para voltarmos aos objectivos travestidos de competências... e agora... e agora... só não teremos uma nova revolução porque... porque... a agenda política não está de feição.
Bolas! Estou farta disto!

"O primeiro ministro travou o avanço da reforma curricular em todas as escolas no próximo ano letivo por causa das eleições autárquicas.
O I sabe que as críticas das escolas e a indefinição sobre as medidas previstas a seis meses do arranque do ano letivo levaram António Costa a antever todos os problemas que poderiam surgir no início das aulas - que este ano vão arrancar a um mês das eleições autárquicas e em plena campanha eleitoral."

Nota - Pode ler a notícia na íntegra clicando sobre o texto a vermelho.
 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.