domingo, 25 de fevereiro de 2007

Para os meus alunos... passados, presentes e futuros...

Para os meus alunos...passados, presentes e futuros...

O que são, para mim, os meus alunos?
Os milhares de alunos que já tive ao longo da minha carreira profissional como docente, como professora? Alunos a quem leccionei História, História da Arte, Língua Portuguesa, Francês, Estudo Acompanhado, Área de Projecto, Formação Cívica, Mundo Actual, Cidadania e Mundo Actual, Ciências Sociais e Formação Cívica, O Homem e o Ambiente, Formação Complementar...
Uf! Uf! Em escolas primárias, à noite e, por vezes, por estradas de terra, como S. Simão, Carvalho de Rei, Mancelos, Lomba, Gatão, Paredes de Viadores, Fridão; na E.B da Lixa, de Toutosa, do Marco, de Amarante; em secundárias como a do Marco e a de Amarante; e na Escola de Artes e Ofícios Tradicionais de Amarante. Onde leccionei de manhã, à tarde e à noite. Onde leccionei matérias do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade. A alunos portugueses, franceses, russos, ucranianos, brasileiros. Alunos ditos normais e ditos especiais. Com distrofia muscular, paralisia cerebral, alunos surdos, disléxicos, mudos. Alunos saudáveis e doentes. Alunos abusados física e psicologicamente. Ou não. Alunos que têm uma identidade: Glória, Miguel, Igor, Maria, Isabel, Francisco, Raquel, Mariana, Tiago, Sara, Cláudia, Helder, Filipe, Nelson, Carla, Moisés, Ana, Patrícia, Carina, Paula, Dolores, Joana, Sérgio, Ricardo, Hugo, Liliana, João, Óscar, Eva, Luís, Alice, Mónica....precisaria de outra vida para vos relembrar a todos! Alunos atentos, brincalhões, malandros, malcriados, responsáveis, egoístas, inseguros, extrovertidos, mentirosos, tímidos, alegres, sofridos, corajosos, problemáticos, honestos, irrequietos, solidários, responsáveis, interessados, provocadores...

O que são, para mim, os meus alunos?
São tudo o que me interessa a nível profissional. E são muito a nível afectivo. Deram-me uma grande plasticidade profissional, uma grande capacidade de adaptação e uma rápida capacidade de reacção. Ensinaram-me a ser mais tolerante e a compreender que todos nós erramos uma vez ou outra.
Obrigada a todos.
Continuo a aprender convosco... todos os dias.

E a rir! E isso não tem preço!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.