quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Gravidez e Bikini Brasileiro


Gravidez - Amarante - Portugal
Fotografias de Artur Matias de Magalhães

Gravidez e Bikini Brasileiro

A minha amiga de infância, V, esteve cá em casa e em conversa comigo e com o A obrigou-me a recordar episódios da minha vida de rapariga contestatária relativamente à mentalidade retrógrada que reinava em Amarante no início dos anos oitenta. E digo reinava sem ter a certeza se não continua a reinar, agora mesmo, em pleno século XXI.
"Ó A e quando ela escandalizava Amarante, grávida, de bikini, nos Poços!" O Artur riu-se recordando a cena. "Foste a primeira!" continuou ela, agora virada para mim.
De facto acho que fui. Porque fui a primeira de nós todas a casar. Porque fui a primeira de nós todas a engravidar. E porque habituadinha aos Poços desde ganapa de colo não ia agora trocar de indumentária! E devo dizer que a indumentária de banho das grávidas, no início dos anos oitenta, era constituída por um fato de banho, horroroso de grande, com uma espécie de avental destinado a disfarçar a barriga. Ora eu e os aventais sempre tivemos um problema grave de incompatibilidade. E eu ia agora esconder a minha barriga de grávida, a minha melancia como eu sempre lhe chamei, por detrás de um avental horroroso! Vinte e um aninhos e eu ia agora deixar de usar o meu bikini brasileiro (os primeiros bikinis brasileiros começavam a fazer furor nas lojas do Porto) oferecido pela minha querida cunhada O que a cada passo chegava do Brasil, onde vivia, com novo stock para cada uma das suas irmãs e para mim, sua única cunhadinha à época.
E aquele era lindo! Azul e branco. Minúsculo!
É, sou capaz de ter escandalizado a praia Aurora porque chegava pavoneando a minha barriga, que eu adorei ter, e porque me despia ficando dentro daquele minúsculo bikini brasileiro. E escandalizava por certo com o meu comportamento porque fazia buracos na areia, guardando lá a minha barriga, matando saudades de me deitar com ela para baixo. E continuava a ir em bando para o areal com os meus amigos e amigas que me iam afagando a barriga, afagando assim a minha Joana. E riamos com um pezito ou outra coisa qualquer que aparecia de vez em quando, sem se fazer anunciar, saliente na minha barriga morena morena de grávida feliz.
Não sei se foi a fase da minha vida mais feliz. O que sei é que foi a fase da minha vida mais bonita.

Obrigada J.

Nota - E a loira que eu carrego ao colo é a M, aquela com quem eu treinei e me preparei bastante para a chegada da J (aqui postada ainda dentro do casulo), dando papas, biberões e mudando fraldas. Nesta fotografia registando a sua primeira ida à neve. Recordo-a a dizer "Tá pia!" como mais tarde haveria de dizer a sua prima J!

2 comentários:

Vera Matias disse...

Isto de estar grávida tem que se lhe diga .
A barriga dentro de um buraco na areia da praia Aurora ?
É como uma avestruz quando vai dormir =P

Bem, eu gostei imenso =D

P.S. Porque não escrever um livro ?? =P

Anabela Magalhães disse...

Porque não minha querida. Porque adoro escrever neste blogue!!!!
Lol!
Ainda bem que gostaste. Deixas-me feliz com o teu comentário!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.