segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Até Tu, Brutus!

Até Tu, Brutos!

E eis que Marcelo revê a sua posição! Grande defensor/admirador das políticas deseducativas de Maria de Lurdes Rodrigues e de José Sócrates, eis que, finalmente, deu a mão à palmatória ao observar o facto indesmentível da queda das escolas públicas nos rankings. Ano após ano... talvez até ao afundamento final, quiçá a meta mais ou menos escondida deste pseudo paladino do sistema que afirma defender pela palavra o que trata de liquidar pela prática.

10 comentários:

Helder Barros disse...

Amiga Anabela:

É mais um professor universitário que trata os alunos como números...

Comparar escolas particulares, para onde vão estudar os mais ricos, com a escola universalista que me orgulho de ter frequentado, interclassista, onde cabem todos os condimentos do caldo social, só para iluminados que andam longe das escolas...

Eles deviam ter um CEF um ano para poderem ter o orgulho de fazer alguma coisa por aqueles seres sem esperança, sem maneiras, sem ambiente de estudo em casa... e conseguir que eles sejam úteis à sociedade! Pois, mas isso de nada vale para os Rankings!

Anabela Magalhães disse...

É certo que estes rankings são extremamente redutores e enganadores... mas numa coisa não nos enganam - há aqui uma tendência de queda das escolas públicas e de subida das privadas. A ver vamos onde isto nos levará.
Bj

Hélio Matias disse...

Há muito que deixei de ouvir o Marcelo onde quer que seja e sobre o que seja.
A maior parte das vezes o homem limita-se a perorar sobre qualquer tema... futebol... ténis ... política ... economia... livros (que nunca leu)... só para encher o tempo e justificar o pacote de Euros ao fim do mês.
É um daqueles respeitáveis que ninguém tira do pedestal... mas de quem também a maioria já não leva a sério.
Depois é também a história do costume... quem comenta e analisa o Secundário são... os catedráticos.... que percebem eles disso?
Mas já reparou Anabela que nunca viu o contrário!!!!
Sobre o ranking!
Para mim não são... redutores!
São inofensivos e vão direitinhos ao caixote do lixo.
São perda de tempo... são gasto de dinheiro... são inofensivos...e ninguém lhes liga... professores... alunos... políticos.
Justificação:
Já viu alguma escola subir no ranking depois de ter sido mal colocada?
Já viu o ME tomar alguma medida concreta na recuperação das escolas pior colocadas?
Já viu algum levantamento, porque é que as escolas estão tão mal colocadas?
Já viu algum empenhamento honesto dos sindicatos para reflectirem e deduzirem conclusões do que se passa?
Então para que serve o ranking?
Para as piores escolas dizerem que o processo de avaliação é mal elaborado e...PARA DAÍ A POUCOS DIAS OU HORAS TODOS NOS ESQUECERMOS DELE!
... Assim não...não há "pachorra"!

Anabela Magalhães disse...

De facto não serve de muito porque para serem rigorosos deveriam comparar o que é comparável. Ora querer comparar os resultados duma escola privada que aceita somente quem entende aceitar e uma pública que aceita todos os alunos sem lhes vedar a entrada não é de facto honesto.
Enfim, vale o que vale. Valeu para ele chegar à conclusão que a Escola Pública está pior desde que MLR passou pela 5 de Outubro. E está. Em quase todos os aspectos está pior.

Hélio Matias disse...

O ranking estará mal elaborado e basta ter andado um pouco pela Estatística para o perceber, mas o problema não é esse, já que todos os anos é esta cega rega!
De imediato vêm a terreiro as Públicas reclamar dos seus pergaminhos... mas ninguém se apercebe que a conclusão não pode ser outra face às manobras e descalabro destrutivo do Ensino?
Basta ver as "regras" que esta e as outras ministras introduziram!...
O ranking piorou com a MLR?
Não vou por aí... sempre foi mais penalizador do público.
Metam-no nas medidas de austeridade e... acabem com ele.
Viveremos todos mais "felizes"!

Unknown disse...

Anabelamiga

Conheço este Marcelo, afilhdo do Marocelo José das Neves Alves Caetano e filho do Baltazar Rebelo de Sousa, comissário nacional da Mocidade Portuguesa e, depois, Governador Geral de Moçambique onde estava no 25 de Abril.

O filho escreveu coisas sobre o Pai, bem pouco simpáticas, naturalmente depois do 25 de Abril. Hoje é um dos comentadores mais seguidos na tvi. O bom filho à casa torna.

Sei mais sobre o gabiru, mas fica para uma próxima oportunidade, tá?

E muito prazer me vais dar com a tua ida à Minha Travssa, lá postares comentários e tornares-te minhs (per)seguigora. Se não gostares, diz; se gostares, diz também. Bhut danyavath que é multumesc frumos em hindi ou kittos, em finlandês

Qjs = queijinhos = beijinhos

Em@ disse...

demorou, mas por fim, conseguiu discernir o óbvio...
poderia dizer muitas mais coisa sobre ele, mas olha, hoje num me apetece, vou masé preparar uma festa!
beijocas, madrinha ehehehe

Anabela Magalhães disse...

De facto o ranking, que todos os anos sai, tem vindo a mostrar uma degradação consecutiva relativamente às posições que as escolas públicas ocupam no dito.
Os cortes já começaram, continuarão para o ano e a as escolas ficarão, como de resto todo o país, pior do que nunca!
Que miséria, Hélio!

Anabela Magalhães disse...

Já o disse lá na sua casa - Gostei.
E já sou sua (per)seguidora... salvo seja!
Abraço

Anabela Magalhães disse...

O Marcelo é mais um demagogo capaz de defender um coisa hoje e amanhã, com a maior cara de pau, faz a defesa do seu contrário.
E também tu saberás algumas coisas sobre ele...
Quanto à festa, olha, prepara uma de arromba que estamos a precisar!
beijocas, Linda!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.