sábado, 22 de outubro de 2011

Reflexão - ADD


Reflexão - ADD

Este post vem na sequência de um outro, por mim escrito não há muitos dias neste blogue, sobre a Bicha de Muitas Cabeças, cada uma mais nojenta que a anterior, chamada ADD e que igualmente se chama Reflexão.
Obrigada pela Lei a solicitar Aulas Assistidas solicitei-as tendo a consciência plena que este modelito não serve nem para avaliar um cão. Aliás, logo a seguir à noite das famosas negociações que meteram pizzas e mais não sei o quê eu afirmei aqui mesmo neste blogue que esta variante de modelito MLR era pior do que a anterior e para tal bastou-me ler o que tinha sido acordado entre Alçada e Nogueira.
Confesso que fiquei furibunda com quem estava ali também a representar-me, mas enfim, não interessa, o modelito veio para ficar e ficou mesmo. E é o que temos.
E o que temos é verdadeiramente digno de figurar num filme de terror: avaliadores que não mexem quase uma palhinha para além das aulitas dadas, sentaditos, coitaditos, que já estão velhitos; avaliadores que vivem à pala do trabalho dos seus avaliados; avaliadores mais nervosos que os seus avaliados durante o processo de avaliação; avaliadores que não se dão ao trabalho de acompanharem o trabalho dos seus avaliados porque é muiiiito cansativo; avaliadores que têm de ser ensinados a avaliar alunos, executando finalmente? os critérios de avaliação em vigor nas escolas, pelos seus avaliados; avaliadores que são apoiados durante o processo de avaliação pelos seus avaliados quando deveria ser exactamente o oposto; avaliadores que entram pela primeira vez em turmas de CEF, que sempre rejeitaram por serem muito complicadas, para avaliarem as aulas dos seus avaliados; avaliadores que não sabem de todo o que andam a fazer e preenchem a papelada à toa, ao calhas, seguindo ordens sabe-se lá de quem porque ninguém as viu; avaliadores directores que criam regras próprias para a avaliação dos seus relatores e metem mais água do que uma velha caravela batida violentamente contra rochedos ameaçadores; avaliados que fazem das aulas assistidas autênticos números de circo em que a bota não bate com a perdigota, em que não há qualquer continuidade e coerência no trabalho executado ao longo de um ano e que não têm um pingo de vergonha na cara por poderem ser recordados pelos seus alunos, no futuro, como verdadeiras fraudes...
Eu podia ficar aqui a enumerar casos e casos já vistos com os meus olhinhos, já escutados com os meus ouvidinhos, também testemunhados por gente que me merece inteira confiança. Não me alongo mais nem sequer me alongo aos mais graves porque tudo o que já está enumerado me enjoa e chega.
Afirmo só que defendo com unhas e dentes a Avaliação para todos, do 1º ao último escalão, com aulas assistidas a acontecerem de surpresa para acabar de vez com a borga de uns quantos que envergonham todos os outros com as suas práticas laxistas e indecorosas para não usar mais adjectivos.
Agora, se a avaliação é o que está a ser implementado no terreno, mais coisa menos coisa, eu passo a defensora da Não Avaliação para todos. Poupa-se dinheiro e sempre é mais honesto.
E porra, eu amo a honestidade e não abro mão dela.
Tenho dito. Posto isto, mudásti, Anabela Maria?
Pois mudi!

4 comentários:

@bc disse...

Boa noite Anabela!

E que dizer de uma relatora que, na reunião relatora-relatado para atribuição da classificação, teve o desplante de afirmar que não tinha lido o relatório, nem tinha que o fazer, limitando-se, segundo a própria, a conerir as evidências...

Obviamente, o processo foi enviado à CCAD. Posteriormente, a relatora, deu o dito por não dito... parece anedota

Anabela Magalhães disse...

Boa noite @bc!
E o que dizer de uma relatora que falsifica as notas da avaliação da sua avaliada, para baixo, e lho diz com o maior dos desplantes porque... está a cumprir ordens?
@bc, isto é impróprio para gente normal. É de gente indecorosa e incompetente até dizer chega.
Bjs

Anónimo disse...

Comigo acontece algo semelhante, mudava para o 5º escalão em Dezembro de 2010.
Por absurdo que seja, apesar de duas reclamações à CCAD, até agora ainda não sei o motivo pelo qual a Sra. Relatora não considerou na proposta de classificação, a excelente avaliação que fez das minhas aulas assistidas em dezembro nem a formação realizada, ignorando a lei.
E começaram as retaliações descabidas após ter tido a ousadia de discordar...

Anabela Magalhães disse...

Pois, anónimo, a ADD é uma salada ao sabor do livre arbítrio de uns quantos e que muda de escola para escola. Mas não devia ser assim.
Estás a ser acompanhado pelo sindicato? Informa-te. Protesta. A ADD já de si é indecorosa que chegue para lhe permitirmos ainda mais indecoro.
A minha solidariedade!

 
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