sábado, 29 de outubro de 2011

Reflexão - Partilha - ADD

Auto-Retrato - Reflexos - Praga - República Checa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reflexão - Partilha - ADD

Tudo o que acontece na minha vida tem consequências em mim. Umas melhores, outras piores, é normal que assim seja. Certo, certo é que levo a minha vida demasiado a sério para ser complacente com o que considero anormal, desonrado, falso, desonesto. Apenas porque não tenho outra vida, sendo esta a única de que disponho para fazer a diferença, para fazer diferente e, decididamente, não dou para minhoca que desliza viscosa por entre tudo o que calha, adaptando-se a todas as circunstâncias, a todos os ambientes.
Este momento da minha vida profissional está a ser particularmente penoso para mim, penoso sem me retirar a vontade de trabalhar porque eu não sou mulher de baixar os braços e continuo a alegrar-me com  o que vou conseguindo, por exemplo ontem um belíssimo de um emprego para uma aluna da minha direcção de turma do ano passado, que o merece a mil por cento, e que lhe arrancou  um sorriso do tamanho do mundo e dois olhinhos a brilhar que nem estrelas em noite de céu sem nuvens em pleno deserto, ou por exemplo ouvir um dia destes um aluno, finda a aula semanal de 90 minutos, de 7º ano, um "Professora, uma aula de História por semana é muito pouco. Devíamos ter mais!".
Mas é certo que o momento é penoso, por condições que aqui não relato por puro pudor, que me fizeram repensar na minha atitude enquanto ser humano, na minha atitude enquanto profissional, na minha defesa intransigente da partilha e nos ajustes que a partir de agora farei, inevitavelmente face ao que hoje sei e não sabia ontem.
Por agora continuarei a partilhar o meu trabalho com quem tiver um pingo de curiosidade. Apenas alterarei uma pequena/grande regra que ficará definida a partir de hoje - o meu trabalho continuará on-line, até ver - poderá ser visionado e consultado, pode ser que até inspire alguém à produção própria, mas não poderá ser utilizado por ninguém muito menos em contexto de sala de aula.
É que, sinceramente, fartei de saber de aulas em que os meus PowerPoints são usados sem que seja mostrado o último diapositivo e em que não se tem o mínimo de cortesia aqui com a moira que é a je e não se faz, sequer, referência à autoria do trabalho, em que se não partilha a hiperligação para a minha página de recursos, talvez com medo que os alunos descubram que a autoria é de, pois, Anabela Magalhães. Sinceramente, cansei. E por isso alterei as regras. Aviso de novo que o meu trabalho está protegido pelos direitos de autor e como tal a minha vontade tem de ser respeitada, sob pena dos prevaricadores sofrerem as consequências.
Sorry. A Miss PowerPoint cansou. Cansei da falta de respeito. E, decididamente, não quero ninguém a fazer flores à custa do meu suor, e também não quero ninguém a assassinar as minhas apresentações em PowerPoint não sabendo sequer o que lá está escrito.
Assim não correrei o risco de saber assassinadas as minhas apresentações em PowerPoint, em aulas de caca onde quem as utiliza não faz a mínima ideia da minha intenção e dos objectivos que eu tracei para as fazer como fiz, o que viso em contexto de sala de aula, qual a meta que pretendo alcançar.
E só espero não descobrir que as minhas apresentações serviram para imprimir sem o último diapositivo, o da autoria, para enganar pacóvios nesta ADD surreal e desonesta. E também só espero não descobrir que as minhas fichas formativas, publicadas aqui, foram usadas e entregues aos alunos com o nome da sua autora, je, tapado, ocultado. É que todo o meu trabalho é meu, é original, não foi copiado por ninguém que eu detesto copistas e, volto a frisar, está protegido pelos direitos de autor. O seu a seu dono, costumo eu dizer desde que me lembro.
E que chatice, lá terei de adaptar o Projecto História em Movimento...

E que chatice, o meu  trabalho está espalhado por blogues e páginas... e que chatice, é tanto o que já está publicado... que aborrecimento.

Blogue História 7º Ano
Blogue História em Movimento
Página Web do Projecto História em Movimento
Recursos e Planificações de Cidadania e Mundo Actual
1ª Página Web de Recursos de História
2ª Página Web de Recursos de História que acabará por substituir a anterior... assim haja vida suficiente...
Portefólio Digital
Portefólio Digital que acabará por substituir o anterior... assim haja vida suficiente...

20 comentários:

Arq. Luiz Crespo de Carvalho disse...

realmente a coisa é grave...
eu sempre que uso material de terceiros e sei a origem, denomino os mesmos ficheiros com 'nome autor ano civil_disciplina nível de abordagem_designação'... e isso é verificável nos documentos que alojo por aí e uso em sala de aula...
por acaso os meus [pessoais] não respeitam esta denominação...vá-se lá perceber porquê...?
mas também estão identificados...

Anabela Magalhães disse...

É grave e o engraçado é que há quem não enxergue essa mesma gravidade do crime que comete. Lamento. A minha atitude não tem nada a ver com estas práticas nojentas e que observamos tanto entre nós - copy-paste daqui e dacoli, uso até à exaustão disto e daquilo sem que sejam dados créditos aos autores... enfim, a palhaçada do costume.
Por mim, sinceramente, cansei.

Moriae disse...

Dá-lhes, Anabela!
Bjos!

Em@ disse...

Por isso mesmo, assino tudo e ponho marca d'água ao que produzo, tenha qualidade ou não.
mesmo assim, já houve quem tivesse o desplante de cortar a minha assinatura ou marca d'água... e claro que não me calei.
bjocas

maria disse...

Estou espantada.Ao que isto chegou!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Moriae. Luto como sei e consigo, às escancaras, de caras contra... contra o errado.
beijocas

Anabela Magalhães disse...

Há gente sem um pingo de vergonha na cara e desonesta até dizer chega, não é? Nós, autoras/ produtoras, sabemos bem das experiências negativas que já tivemos que aturar, não é Em@? Esta gente não se enxerga.
Este blogue também se faz contra os moinas... ando a dizer isto quase desde que o abri. E também se faz na luta por um país mais asseado, o que se tem revelado difícil.
Beijocas! Muitas!

Anabela Magalhães disse...

E é pena que tenha chegado aqui, Maria. Paciência.

AliceMaravilha disse...

Olá Anabela
Fiquei arrepiada com o que li... Tinha um blogue - alicemaravilha - e um dia por essas e por outras tive o trabalhão de apagar...Agora trabalho com um programa - Glogster EDU - no qual uma única página concentra tudo: powerpoint, vídeos, gif, comentários, projectos de cada turma, avaliação dos miúdos...Continuo a ser alicemaravilha, deixei a partilha "local" e é mais exterior (pelo menos não sei quem copia ... e aprendo mais).
Mas voltando ao início se os documentos estão protegidos como conseguem tirar/usar sem pedir se a Anabela até colocou o e-mail e podiam pedir...!? Enfim, é triste para além de desonesto.
Mas... e agora a agonia... tenho passado muito por aqui por causa da bicha...na história da ADD vou ser a 1ª a enlouquecer. Aqui no sul, nem os contratados tiveram ainda direito à avaliação, continuam sem saber as quotas e a CADD continua a reunir-se...Os quadros também não assinaram nada e dizem que o calendário termina a 31 de Dezembro...resultados só em janeiro!? Só se pode pedir a entrevista, para saber o que se passa, depois de nos apresentarem uma nota?! Não se pode pedir para saber as quotas e o calendário de avaliação? É que estamos na época glaciar em tudo...não se pode saber nada...talvez só pedindo por escrito....?
Faço estas perguntas porque a Anabela é tão decidida e inspiradora que aqui precisamos do alento e determinação que demonstra.
Anabela podemos sempre concluir que quem copia é uma cópia, desconhece a identidade e originalidade, são minhocas ou outros seres rastejantes...Para além do acto criminoso que cometem!
Jinhos! Bom trabalho!
MF (Felícia)

Moriae disse...

Hoje em dia, prefiro que usem materiais meus, mesmo sem créditos. Se isso puder ajudar alguém, melhor.
Mas já dei turras por causa desse tipo de coisas, na vida extra docente. Como professora, useeeemm!
Se for gente parva a fazê-lo, é azar.
Em suma, é perfeitamente normal sentires-te lesada e tb é normal usarem o teu trabalho.
Gostava que estivéssemos. Bjos amiga e desculpa-me se baralhei alguma coisa! todos num patamar mais acima ; )

Anabela Magalhães disse...

Olá Alice Maravilha Felícia!
Trata-me por tu, please. Primeiro as dúvidas. Depois de te apresentarem a proposta de nota tens, salvo erro, 5 dias para pedir a referida entrevista ao teu relator. Eu pedi no mesmo dia... eheheh... para não perder tempo que é coisa que abomino. A entrevista serve para veres esclarecidas as dúvidas que tiveres sobre determinadas classificações com as quais não concordes. Pede os critérios que levaram à atribuição das referidas notas mas é bem provável que não os tenham... eheheh... e que por isso não tos forneçam. deixa isso registado em acta. A acta deve ser feita pelo relator que tem que te justificar as razões da classificação atribuída e registar tudinho. Se se recusar tu podes sempre anexar um anexo à acta.
Quando quiseres saber alguma informação pede por escrito, nos serviços administrativos - pede todos os documentos orientadores produzidos pela CADE, CCADD ou lá como se chama na tua escola, no âmbito da ADD. Vais ver que tos entregam.
Não te esqueças que se todos amoucharem a indignidade passa silenciada.
E não, não vais enlouquecer, embora a bicha de múltiplas cabeças seja uma bicha muito feia.
De resto, há comportamentos indignos também na nossa profissão e sim, até com pessaoas francas e directas como eu. Que os não merecia de todo.
Beijocas! Excelente trabalho!

Anabela Magalhães disse...

Essa postura que manténs foi a minha até à decisão do dia de hoje, Moriae.
Ando a meditar sobre isto há uns dias, não foi a primeira vez, mas hoje dei um passo atrás na partilha que sempre defendi com unhas e dentes. A partir de hoje a proibição é completa para o uso dos meus materiais. E vá lá, por agora deixarei tudo on-line. por agora.
E eu também gostava muito que todos estivéssemos num patamar mais acima.
Infelizmente alguns de nós estão no patamar da sarjeta.
Beijocas

Helder Barros disse...

Anabela só te digo isto: "deixei de ter espírito de classe, numa classe em que vale tudo e em que os da classe, gostam tanto de se vender barato e de dar tiros nos pés..."; mas quanto ao teu caso particular é escabroso; a gente que goza (pobres de espírito) com a tua partilha, coisa tão incomum em Portugal, é a mesma que te copia, pois não te citam... mesquinhez, baixeza, plágio, tristes, pobres culturalmente... mas é vê-los por aí nas assembleias de roedores; são os maiores... da miséria moral!

Anabela Magalhães disse...

Sabes o que te digo, Helder? Cada um terá de viver com os seus actos e com a sua consciência.
Ok, alguns não têm consciência, eu sei... eheheh
Beijocas, Migo!

Anónimo disse...

Nem sei o que..., Anabela! Chegámos a tal ponto que... Para alguns , senão para muitos, o lema já é "salve-se quem puder e como puder".

Vamos ser expoente máximo do desenrascanço.

Abraço!

Anabela Magalhães disse...

Também nem sei o que te diga, meu amigo! Apenas que, no que depender de mim, ponho ponto final ao que me me parece francamente mal. É o caso.
Beijinhos e votos de excelente Domingo!

AliceMaravilha disse...

Olá anabela!
Obrigado pela resposta/comentário, fiquei à espera e precisava deste aconchego...Ao mesmo tempo voltei a ler o post e acho tão aborrecido que para além dos songas agora se evidenciem sanguessugas intencionais, de grande labia, que sugam o trabalho dos outros... Enfim...Quando me derem um papelito sobre a dita cuja informo...até agora ninguém assinou nada e o silêncio é sinistro! A palhaçada a sul, terrinha de submissos TEIP, vai estourar com alguns indignados do quadro...
Obrigada mais uma vez, boa semana (curtinha)!
jinhos, MF

Anabela Magalhães disse...

Olá Felícia!
Pois manda sempre que ora te aconchegarei a ti, ora me aconchegarás tu a mim... eheheh...
E sim, não faltam moinas, songas, mongas e mesmo songasmongas!
Beijocas e vai dando novas!

Unknown disse...

E fazes muito bem. Nada de pactuar com o parasitismo. Um abraço, amiga!

Anabela Magalhães disse...

Certíssimo Lelé! Cansei. A partir de agora é tolerância zero!
Beijinhos, Amiga!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.