Anónimos - Ainda a Propósito do Meu Post Sobre Amadeo
Continuo a adorá-los! Aos que a coberto do anonimato achincalham o trabalho dos outros ou que, a coberto desse mesmo anonimato até podem lançar perguntas pertinentes e provocadoras sobre um qualquer assunto.
Foi o caso de um anónimo que hoje, pelas 02:25 da madrugada, hora a que eu até costumo andar pela net mas por circunstâncias diversas não andava, me deixou o seguinte comentário em forma de perguntas e passo a citar:
"n haverá mais amarantinos: pintores e artistas, para seguir? vamos seguir o morto?"
Reagindo à sua provocação, anónimo, faço-lhe notar que cada um de nós segue quem muito bem entender, mortos ou vivos esse é um problema de cada um e que cada um resolverá se assim o entender.
Posto isto passo a explicar-lhe o seguinte: Amadeo é um Gigante, um Monstro da pintura local, da pintura nacional, da pintura mundial. Repare que eu escrevi é, não era. Se a vida física de um génio destes acabou, para mal de nós todos, e dele!, de forma demasiado precoce, a sua obra perdura e, tal como todas as obras de qualidade excepcional, impõe-se a cada ano que passa sobre o seu desaparecimento. Amadeo, na pintura, é o maior vulto local, em termos de arrojo, de criatividade, de percurso, de cortes com o estabelecido, de desfaçatez mesmo ao não ir por onde seria previsível ir, de técnica, de experimentação...
Posto isto, faço-lhe notar que Amadeo, estando morto, está mais vivo do que muita gente que por aí anda mas que está morta em vida, "artistas" incluídos.
E depois, o facto de podermos ir atrás de "um morto", isto para utilizar a sua terminologia, não invalida que possamos ir atrás de outros artistas amarantinos emergentes em áreas tão diversas que por aí estão a surgir.
Só para lhe dar dois exemplos, em duas áreas distintas, e os restantes artistas amarantinos de que eu gosto que me desculpem... eu também sigo o
João Pinetree... e também o
Gil Peixoto... conhece?
E olhe, siga o seu coração... com a certeza de que os mortos nunca estarão fora dele. Pelo contrário, permanecerão em si até ao fim dos seus dias.
Pelo menos no meu permanecem e permanecerão. E esse é o caso de Amadeo. Mais vivo, estando morto, do que muitos mortos, estando vivos.
O comentário, anónimo, caiu neste meu post:
Responsabilidade Amarantina - Amadeo de Souza-Cardoso
Este Excepcional, Genial e Belíssimo Senhor Escorpião integra o património que deve ser responsabilidade primeira amarantina.
Amadeo vai voltar a correr o mundo. Parte de Paris.
Correremos o mundo atrás dele? Faremos um grupo "Todos Atrás do Amadeo de Souza-Cardoso Para Onde Ele Nos Quiser Levar?"
Pela minha parte, garanto-vos, vou com ele para qualquer lado...